A deputada estadual Cristina Silvestri esteve em reunião na Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos para alinhar a construção de uma unidade do Centro de Socioeducação (Cense) no município, instituição voltada para a reintegração de jovens na sociedade.
A reunião, realizada com o Coronel Pancotti, contou com a presença do deputado estadual Artagão de Mattos Leão, juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Rafaela Zarpelon, e secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flávio Alexandre.
“Esta demanda de Guarapuava é antiga. Nós já chegamos a ser contemplados anos atrás, através de articulação do então deputado federal Cezar Silvestri, mas a unidade que nos seria destinada acabou sendo enviada para Laranjeiras do Sul.
A nossa necessidade continua existindo, principalmente, pela posição geográfica de Guarapuava, que acaba atendendo muitos municípios do entorno”.
Atualmente, o avanço do projeto do Cense depende do fim do trâmite de doação de um terreno da Prefeitura de Guarapuava ao Estado. O terreno que foi aceito pelo Governo para a construção está localizado no bairro Alto Cascavel.
“A instalação do Cense começou a ganhar mais corpo em 2017, quando recebemos a garantia de que Guarapuava havia sido incluída na lista de municípios a receberem unidades do Cense. Só que o projeto acabou demorando mais do que o esperávamos por conta de trâmites burocráticos”, explica Cristina, relembrando que o Estado, por exemplo, demorou muito tempo para aceitar um terreno para a construção.
“Foram mais de três propostas até chegarmos a um terreno ideal. Quando isso ocorreu, o projeto parou novamente por conta do período eleitoral, época em que o Governo não poderia receber a doação do terreno escolhido”, explica Flávio Alexandre, secretário de habitação da prefeitura e que também participou do evento.
De acordo com o Coronel Pancotti, o governo continua com a proposta de instalar uma unidade do Cense em Guarapuava, porém, é necessário aguardar a finalização do trâmite de doação para se dar início ao projeto arquitetônico do Cense.
“A nossa expectativa agora é que esta doação seja finalizada até semana que vem para que ocorra, então, o prosseguimento do processo”, finaliza Cristina.
Ao final do encontro, o secretário Ney Leprevost passou pela reunião e garantiu a Cristina e demais lideranças o empenho do Estado na instalação do Cense no município.
Crédito das fotos: Ascom