Iapar lança nova cultivar de mandioca e destaca o Paraná no setor

9 de julho de 2019 às 08:42

Dezenas de produtores rurais, empresários e lideranças políticas e empresariais do Noroeste do Paraná e até do Mato Grosso do Sul compareceram ao Polo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Paranavaí no sábado (6). Eles foram conhecer a nova variedade de mandioca lançada pelo Instituto, a IPR B36.

O diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, destacou a importância da pesquisa pública agrícola para o desenvolvimento de novas variedades. Segundo Fuentes, foram necessários 13 anos de experimentos entre cruzamentos e seleção de plantas até chegar ao resultado final.

“O Noroeste do Paraná é responsável por 10% da área de mandioca no Brasil e por 15% da produção nacional. Com nosso trabalho de desenvolvimento de novas variedades, estamos ajudando na contínua renovação do potencial produtivo”, destacou o diretor de pesquisa.

A região de Paranavaí produz em média 25 toneladas por hectare. A IPR B36 eleva esse número para 30 toneladas. “Esse acréscimo não só paga o investimento feito em pesquisa, como também contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social de todo o Paraná”, salientou Fuentes.

PRODUTIVA – O vice-presidente da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Ivo Pierin Júnior, destacou as vantagens da nova variedades. “Vimos com grande satisfação o trabalho do Iapar em desenvolver essa nova variedade, que se mostrou bastante produtiva e adaptada às necessidades da cadeia produtiva da mandioca”, afirmou.

Ele ressaltou que o Paraná responde por 70% da produção de amido no Brasil, com grande representatividade da região Noroeste. “Daí a importância do desenvolvimento de novas variedades que atendam às demandas da indústria e melhore a renda do nosso produtor”, disse o vice-presidente da FAEP.

O agricultor Benedito Gonçalves, de Indianópolis, ajudou no desenvolvimento da nova cultivar. Há quatro anos ele vem testando a IPR B36 com técnicos do Iapar. “Estou achando excelente a nova variedade. Tanto é que vou parar de trabalhar com outras e ficar só com a IPR B36”, disse o produtor.

“Ela é rápida no desenvolvimento, não tem problema com mato, fecha bem, tem uma brotação boa, então é uma variedade vantajosa para se trabalhar”, acrescentou Gonçalves.

CARACTERÍSTICAS – O pesquisador Mário Takahashi lembra ainda que a IPR B36 apresenta como pontos fortes a precocidade e o porte ereto e baixo, que facilitam os tratos culturais, assim como raízes curtas, as quais facilitam a colheita.

Takahashi trabalhou diretamente no desenvolvimento da nova cultivar. Em virtude da boa receptividade dos produtores, ele adverte que há pouco material de propagação. “Não estamos conseguindo atender a todos os pedidos. Com o tempo esperamos normalizar a situação”, afirmou o pesquisador.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento da nova cultivar o secretário municipal de agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza; o chefe do escritório da Emater em Paranavaí, Antonio Sousa; o diretor de administração, finanças e recursos humanos do Iapar, Altair Dorigo; o representante da ABAM e produtor rural Guido Bankardht; a coordenadora Polo Regional de Pesquisa do Iapar em Paranavaí, Katia Gobbi, além de servidores estaduais, produtores e líderes da cadeia produtiva da mandioca.

 

Prudentópolis
28º
Tempo nublado
Ponta Grossa
28º
Parcialmente nublado
Guarapuava
25º
Tempo nublado
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
32º
Parcialmente nublado
União da Vitória
27º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Maria Francisca Assis Krutsch.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • Paraná sedia pela 1ª vez Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate
  • Audiência da Agepar vai debater revisão tarifária do serviço de distribuição de gás canalizado
  • Com resgates aéreos e barcos, forças do Paraná ajudaram 150 pessoas no Rio Grande do Sul
  • Confira as vagas disponíveis na agencia do trabalhador em Prudentópolis.
  • 53,2 milhões de bilhetes concorrerão ao sorteio do Nota Paraná da próxima quinta-feira
  • Ratinho Junior recebe lideranças da Marcha Para Jesus, que será no dia 18 de maio