A Administração Municipal de Prudentópolis encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei que “Denomina de Mariano Lubczyk, a Unidade Básica de Saúde de Jaciaba.
De acordo com o prefeito Adelmo Luiz Klosowski, o objetivo desta proposta é reverenciar a memória de MARIANO LUBCZYK, falecido nesta Cidade em data de 02 de dezembro de 2006, com a idade de 92 (noventa e dois) anos, deixando três filhos, sete netos e cinco bisnetos.
Mariano Lubczyk nasceu em 10 de maio 1914, segundo filho do casal Josef Lubczyk e Catarina Ciota, que partiram da Alemanha em 1911, com destino ao Brasil, em busca de uma vida melhor.
Mariano morou em Jaciaba durante toda sua vida, casou-se com Josefa L. Borsuk, com quem teve três filhos.
Com grande influência na comunidade, sendo um dos poucos moradores a possuir um veículo, sempre prestava auxílio aos moradores, buscando e trazendo mercadorias sem custo, socorria as pessoas em suas necessidades, principalmente quando se tratava de pessoas doentes. Sempre estava envolvido em causas sociais, dispunha de transporte sem custo aos moradores da região, principalmente aos mais necessitados, levando-os, quando necessário para consultas médicas em Prudentópolis, Guarapuava e Ponta Grossa.
Como na época as estradas eram precárias e o transporte até hospitais tornava-se difícil, o Sr. Mariano, capacitando-se, também fazia curativos e talas em membros fraturados e ferimentos mais simples.
Era comerciante como seu pai e mais tarde, nos anos 70, viu a necessidade de implantar uma linha de transporte coletivo de Jaciaba a Prudentópolis.
A família Lubczyk comprou a primeira “Rural” da região, na década de 1950, dando início ao transporte coletivo até a cidade de Prudentópolis.
O primeiro ônibus, adquirido por Mariano, para substituir a velha “Rural”, converteu-se numa das maiores frotas de transporte de passageiros do Município.