Paraná reduz em até 50% uso de agroquímicos na soja

2 de agosto de 2019 às 09:07

O Instituto Emater e a Embrapa Soja obtiveram bons resultados no manejo de pragas e doenças nas últimas safras de soja no Paraná. A redução no uso de agroquímicos chegou a 50% em determinados casos. A perspectiva é melhorar ainda mais os números com o uso de uma nova plataforma web.

Para desenvolver a plataforma web, foi assinado um protocolo de intenção entre Emater, Embrapa Soja, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Cornélio Procópio e Dois Vizinhos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A previsão é de que a plataforma esteja em pleno funcionamento na próxima safra 2019/2020.

De acordo com o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater, Edivan Possamai, o Instituto e a Embrapa Soja estão há seis anos trabalhando em conjunto na área de manejo de pragas e doenças. “Temos as unidades de referência que adotam o manejo integrado de pragas. Nelas, o extensionista da Emater segue um protocolo técnico, estabelecido entre pesquisa e extensão, para que o resultado seja positivo”, esclarece Possamai.

Segundo ele, nas últimas safras reduziu-se pela metade a aplicação de inseticida nas áreas onde foi realizado o manejo integrado de pragas. “É um resultado bastante expressivo. O agricultor teve uma redução no custo de produção sem perder produtividade, o que aumentou a rentabilidade da lavoura”, salienta o gestor. No manejo integrado de doenças o resultado também foi bom. Nas últimas três safras a redução no uso de fungicidas foi de 35%.

PLATAFORMA WEB – Para melhorar ainda mais esses números, será desenvolvida uma plataforma web para coleta e análise dos dados do manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja. “Com essa plataforma, o extensionista poderá fazer o lançamento dos dados no sistema para termos informações das pragas e doenças em todo o estado. Isso vai compor um banco de dados para sabermos exatamente a quantidade e o momento certo de realizar as aplicações dos agroquímicos”, explica Possamai.

O protocolo para desenvolvimento da plataforma web foi assinado durante o Treinamento Emater 2019 – Atualizações com foco na cultura da soja, finalizado quarta-feira, em Londrina. Durante o evento foram apresentados os números do manejo integrado de pragas e doenças e realizadas palestras de atualização, como eficiência dos fungicidas no controle da ferrugem.

PRESENÇAS – Participaram do Treinamento o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente da Emater e do Iapar, Natalino de Souza, o diretor técnico da Secretaria da  Agricultura e Abastecimento do Paraná,  Rubens Niederheitman, o  chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Farias e o supervisor regional do Senar Paraná Umberto Valentini Neto, além de pesquisadores da Embrapa Soja e extensionistas.

 

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Neblina
Londrina
26º
Parcialmente nublado
União da Vitória
15º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Omir Conrado ” Mais conhecido como Mitcho”.
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano
  • Via Araucária realiza obras pontuais no dias 26 e 27 de dezembro
  • Governador do Paraná assina decreto para nomeação de 87 aprovados em concurso da Unicentro
  • Estado homologa resultado e divulga 82 colégios que farão parte do Parceiro da Escola
  • Com foco na competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate