Vítima de complicações decorrentes de problemas hepáticos, faleceu por volta das 11h desta quarta-feira, 18/09, o Vereador Cézar Augusto Schirlo, do Partido Verde.
Natural da região de Linha Ivaí Segunda Seção, onde sua família é bastante conhecida, sempre esteve dedicado a atividades do transporte, principalmente com caminhões basculantes, além de atividades comerciais, na área de disk bebidas e ultimamente, junto de seu filho Bruno, com comércio de pneus e acessórios.
Cézar vinha lutando contra problemas hepáticos desde meados do final de 2018, quando foi diagnosticado, inclusive passando por diversos internamentos em casas hospitalares de nossa cidade e da Capital do Estado, onde acabou falecendo após ser internado no início do último fim de semana, quando teve o estado clínico agravado, passando para a Unidade de Terapia Intensiva.
Seu quadro de saúde começou a se agravar a partir de meados de março e abril, quando passou a apresentar crises constantes, em virtude de muitas dores e desconforto que vinha sentindo, até que neste seu último internamento, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, acabou falecendo.
Bastante ligado ao setor esportivo amador do município, sempre foi praticante da modalidade de futebol de campo, participando de promoções na comunidade e em outras onde tinha vínculos de amizade.
Inclusive, figurou por muitos anos como goleiro do time amador do Prudentópolis Esporte Clube, disputando competições da Taça Paraná de Futebol e outras do gênero.
No meio político, sucedeu seu pai, Alcides Schirlo, que foi eleito na legislatura de 1992/96, com 509 votos.
Cueca, como era conhecido saiu candidato na eleição de 1996, conquistando a eleição com 556 votos, 2,32% dos votos, pelo extinto partido PFL – Partido da Frente Liberal; em 2000, novamente candidato pelo PFL, conquistou 565 votos, 2,08% dos votos, ficando na suplência; na eleição de 2004, novamente pelo PFL, conquistou 747 votos, 2,54 % dos votos, ficou na suplência; em 2008, filiado ao Partido Democrático Trabalhista – PDT, obteve 817 votos, 2,73%, também ficou na suplência, mas com a licença de vereadores para assumirem outros compromissos, assumiu em 24/01/2011, por um período como vereador; em 2012, desta vez pelo PSB, conquistou 379 votos, com 1,19% dos votos, ficando suplente.
Na eleição de 2016, pelo Partido Verde, obteve 405 votos, 1,38% dos votos, assumindo uma cadeira no legislativo municipal.
Durante seu trabalho na Câmara Municipal, sempre foi defensor da manutenção de estradas rurais, não apenas de sua comunidade, mas de várias outras regiões onde tinha contatos.
Além disso, buscou melhorias nos sistemas de abastecimento de água tratada do setor rural, além de questões ligadas a escolas, postos de saúde e na área urbana.
Para sua comunidade, pleiteou a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre e, juntamente com demais vereadores, estava intercedeu pela implantação da obra de pavimentação com poliedros irregulares desde Linha Esperança até Ivaí 2ª. Seção.
Sua vaga na câmara deve ser assumida pelo suplente Ivo Proczkevicz, que já assumiu a cadeira por 40 dias anteriormente, com a licença do Vereador Jaison Kuhn.
O Presidente do Legislativo, Vereador Jaison Kuhn, publicou Portaria registrando o Luto Oficial pelo passamento do Vereador Schirlo, conhecido popularmente por “Cueca”.