Cristina Silvestri lembra que incentivo ao empreendedorismo feminino reduz a violência doméstica

24 de setembro de 2019 às 16:13

“Incentivar negócios criados, empreendidos por mulheres, contribui para a redução da violência doméstica e familiar”, lembrou a deputada Cristina Silvestri, procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ao participar, na manhã desta terça-feira (24), da apresentação do programa Banco da Mulher Paranaense, em Curitiba.

Segundo a deputada, que parabenizou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior pela iniciativa, a independência financeira é um dos grandes instrumentos para combater os relacionamentos abusivos e o feminicídio, que faz vítimas todos os dias.

“É uma grande honra e muito orgulho para todas nós mulheres ver surgir um programa como esse. Ele demonstra a visão de um Governo moderno, de futuro”, acrescentou a parlamentar ao assinalar que a iniciativa valoriza a mulher, promove a autonomia e a emancipação feminina.

O grande atrativo do programa são as taxas de juros abaixo do mercado e outros benefícios que darão mais oportunidades para as mulheres tocarem seus negócios.

“Nosso objetivo é fazer com que a mulher paranaense possa abrir ou ampliar negócios, gerar empregos e se tornar micro ou grande empresária”, disse Ratinho Júnior.

Durante a cerimônia de lançamento do Banco da Mulher, que ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com as presenças de autoridades e lideranças femininas, a procuradora da mulher da Assembleia destacou que “muitas vezes o potencial empreendedor das mulheres é desperdiçado por falta de oportunidades e de recursos”. “Isso [acesso a recursos] é o que nós tanto pedimos. É equidade”, complementou.

Gênero – O novo programa governamental, afirmou Cristina, tem todo o apoio da Procuradoria da Mulher da Assembleia, que defende propostas que colaboram para a autonomia das mulheres.

“A capacitação, as ações que preparam para o mercado de trabalho, conduzem para a independência financeira trazendo uma mudança de paradigmas na relação familiar. Com isso, as mulheres têm a oportunidade de quebrar esses ciclos de violência aos quais são submetidas, muitas vezes, porque não têm uma renda própria”.

A deputada Cristina Silvestri acrescentou ainda que, paralelamente, devem ser implementadas políticas públicas e intervenções no campo educacional para maior conscientização e respeito às diferenças de gênero.

Juros baixos – Gerenciado pela Fomento Paraná e incluído entre as principais iniciativas do Governo para ampliar emprego e renda no Estado, o programa é assegurado por legislação estadual e vai apoiar negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias por meio da oferta de financiamentos com taxas de juros mais baixas. O programa permitirá, também, a participação no risco do negócio, por meio de um fundo específico.

Durante o evento, o governador sancionou alterações legislativas que dão respaldo ao programa e assinou o decreto que restabelece o Sistema Paranaense de Fomento (SPF).

 

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Parcialmente nublado
Londrina
30º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Leonor Ferreira Schomberger.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Helsio Vicente Polli.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Francisco Gomes De Camargo.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Lauro Grabowski.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Nadia Kusma Kosak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Orloski.
  • Piana irá à França para evento internacional sobre educação profissional
  • Paraná recebe presidente do COB para discutir parcerias para formação de atletas
  • R$ 257 milhões: obra de rodovia em concreto entre Ponta Grossa e Palmeira é homologada
  • Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo
  • Entidades sociais de 25 municípios recebem prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná
  • Dia da Alfabetização: melhor educação do País, Paraná avança com o Educa Juntos