Ações da PM no Litoral reduzem homicídios em 100%

29 de dezembro de 2019 às 08:32

Foto: PMPR

O balanço dos primeiros dias do Verão Maior, divulgado neste domingo (29) pela Polícia Militar, aponta que não houve homicídio no Litoral do dia 20 de dezembro até 9h50 deste domingo (29). Os índices de furto, roubo e perturbação de sossego também continuam com redução. O número de ocorrências gerais, se comparado com o mesmo período do ano anterior, também reduziu em 19%, ou seja, 251 ocorrências a menos.

“Diminuir homicídio é muito importante, pois para nós uma única vida salva já diz o subcomandante do 9º Batalhão da PM, major Luciano Romão. De acordo com ele, o número de ocorrências diminuiu devido à presença policial maior nas ruas. “Com nossas ações e operações, buscamos reduzir índices criminais e aumentar a sensação de segurança. Para nós estes são dois fatores primordiais para que tenhamos um verão de maior tranquilidade aos veranistas e moradores”, afirmou.

Segundo ele, não houve homicídio no período deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, devido à grande atenção que a PM tem dado ao combate do tráfico e do uso de drogas. “Nossa recepção ao turista na entrada das cidades e principais vias de acesso aos balneários, com viaturas posicionadas, também faz grande diferença, pois as pessoas sentem-se seguras ao encontrar a PM”.

REGISTROS – Nos primeiros dias desta temporada, foram registrados 93 furtos, contra 123 no mesmo período da temporada anterior, redução de 24%. Os roubos também apresentaram redução (-50%), caindo de 16 para 8. “Estamos tendo um feedback muito bom, a comunidade nos aborda para falar da sensação de segurança, a população aqui presente está sentindo-se bem tendo a Polícia Militar ao seu alcance, sendo bem atendida em suas demandas”, disse o major.

Uma das situações que mais incomoda o cidadão nesta época, a perturbação do sossego, também registrou queda de 10% no período, caindo de 224 para 202 casos. Ainda de acordo com o major, a redução é, também, reflexo do planejamento feito desde a metade do ano e das operações pré-temporada feitas no Litoral. “Recebemos das instâncias superiores todo aporte para um trabalho adequado na temporada, agora estamos colocando em prática o planejado”.

Uma ferramenta importante aqui no Litoral é o aplicativo 190 PR, lançado na véspera do início da temporada. “Além de trazer acessibilidade às pessoas, facilita a hora de acionar a PM”, disse.

AÇÃO – Nos primeiros dias de temporada no Litoral, a Polícia Militar abordou mais de 5,1 mil pessoas e 2,3 mil veículos. Ao todo, foram apreendidos mais de 23,6 quilos de drogas, três armas de fogo e 42 munições. Foram registrados 144 Termos Circunstanciados no geral. Além disso, 231 pessoas foram presas, 24 adolescentes apreendidos e um veículo recuperado.

Mais de 7,8 mil orientações foram feitas aos veranistas, e entregues aproximadamente 6,9 mil pulseiras de identificação às crianças. “Estamos vendo o fruto do nosso trabalho e contentes por poder cuidar da nossa população”, afirmou o major Romão.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
20º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuva
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
  • Paraná está sob alerta de tempestades até sexta (3); 121 cidades devem ser atingidas
  • Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano
  • Governo do Estado transferiu R$ 1,29 bilhão aos 399 municípios em abril
  • 35 mil premiados: Nota Paraná altera regras para que sorteios beneficiem mais pessoas
  • Governador sanciona lei que institui Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista