A secretaria municipal de Saúde alerta a população em virtude da circulação do vírus da dengue no município de Prudentópolis.
Até o momento foram confirmados dois casos, sendo um importado e um autóctone, mais três casos seguem em investigação.
A dengue é uma doença sazonal, ou seja, com maior ocorrência nos períodos quentes e chuvosos propícios para a proliferação do mosquito Aededs aegypti, o transmissor da doença.
O alto índice de infestação de mosquitos no Município e a circulação do vírus são fatores desencadeadores de um surto.
Os sintomas da doença incluem: febre, fortes dores no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos e em alguns casos exantema (vermelhidão da pele).
Ao identificar esses sintomas deve-se procurar a unidade de saúde de referência para uma avaliação. Não deve ser realizada a automedicação visto que alguns medicamentos são contraindicados nos casos suspeitos de dengue.
A eliminação da dengue depende da conscientização e colaboração de toda a população. A medida mais eficaz é a eliminação dos criadouros com água parada, onde o mosquito deposita seus ovos que posteriormente irão se transformar em larvas e em mosquitos adultos. Outra medida de prevenção é o uso de repelentes.
Ações emergenciais estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e parceiros para quebrar a cadeia de transmissão.
No dia 24 de janeiro será realizado o Mutirão de Combate ao mosquito Aedes aegypti onde pretende-se orientar a população e eliminar focos do mosquito.
DENGUE MATA! Faça sua parte, elimine os focos do mosquito e ajude a combater a dengue!