Paraná estuda parceria com província polonesa

6 de fevereiro de 2020 às 16:39

O Governo do Paraná deu início nesta quarta-feira (05) às negociações para a continuidade de um termo de cooperação técnica com a Província de Wiekopolska, na Polônia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior encontrou-se com a comitiva de poloneses, liderada pelo vice-governador da região, Krzysztof Grabowski, para iniciar os contatos.

“A colonização polonesa é muito forte aqui no Estado. Vamos estreitar esse relacionamento e ampliar as parcerias”, disse Ratinho Junior. Antes, o vice-governador Darci Piana já havia se reunido com a comitiva e delegou à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes a tarefa de identificar em que setores a parceria pode ser ampliada.

Um termo foi assinado em 2010, renovado em 2015 e vence em outubro deste ano. Segundo Grabowski, o início da cooperação trouxe bons resultados com várias missões econômicas da Polônia visitando o Paraná e São Paulo. Com o decorrer do tempo, as relações ficaram menos intensas. “Agora queremos prolongar o acordo e intensificar os contatos”, afirmou.

No novo termo, que já começou a ser traçado a partir das conversas que a comitiva fez durante a visita, a inclusão do setor agropecuário foi pedida pelos poloneses. Ela não constava do acordo inicial. Conhecer o trabalho que o Paraná faz nessa área foi o motivo da escolha do período do Show Rural, em Cascavel, para visitar o Estado.

“Temos interesse em renovar o acordo e dar continuidade ao trabalho inicial, que foi próspero, e que possamos voltar a ter intercâmbio mais intenso”, reforçou Piana.

AGRICULTURA – Na terça-feira (04), a comitiva reuniu-se com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e com o presidente da Cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, organizadora do Show Rural. Foi passada uma visão geral de como o agronegócio paranaense tem conquistado cada vez mais mercados com produtos de qualidade.

“Nós agradecemos a possibilidade de visitar a feira que realmente é imponente, não só por causa da área que ela ocupa, mas também pelo número de visitantes e expositores”, disse o vice-governador polonês. Além do Show Rural, eles conheceram várias iniciativas agropecuárias paranaenses tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Na quarta-feira (05), além do vice-governador do Paraná também participou da reunião o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

Grabowski acentuou que agora é um momento importante para renovar o acordo em razão das boas relações que os dois países desenvolveram. “Nós estamos no ano em que celebramos o aniversário de 100 anos das relações entre Polônia e Brasil”, afirmou.

COMITIVA – Além do vice-governador, fazem parte da comitiva polonesa o vice-presidente do Parlamento da Província, Jaroslaw Maciejewski; a diretora do Departamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Monica Pacznska; a diretora do Departamento de Programas de Desenvolvimento Rural, Izabela Mroczek; a secretária de Cooperação Internacional responsável pelas relações com a América Latina, Paulina Stocka; e a intérprete Grazyna Alves Swiatkowska.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná