Aliel é favorável a veto de Bolsonaro no orçamento

3 de março de 2020 às 18:08

O Congresso Nacional analisa nesta terça-feira, 03, dez dispositivos da lei que dispõe sobre a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2020. Um deles diz respeito ao veto presidencial às regras impostas ao orçamento impositivo do Governo Federal, chamado de veto 52. No total são R$ 30 bilhões que ficariam sob o controle do relator do orçamento. A regra, criada pelos parlamentares, determina obrigações para pagamento de emendas parlamentares, (aumentando o poder dos congressistas) prevendo inclusive punição ao governo em caso de descumprimento.

Para o deputado federal ponta-grossense Aliel Machado, não é papel do Congresso controlar o orçamento do Governo Federal. Segundo ele, cabe ao executivo determinar a execução orçamentária. ”Este é um montante muito alto dentro do orçamento. Em respeito ao papel que cabe aos poderes e com a coerência que procuro pautar as minhas decisões, voto favorável ao veto presidencial 52”, afirmou Aliel.

Ainda de acordo com Aliel, as emendas impositivas já atendem as demandas junto aos municípios representados pelos parlamentares. “Já temos as emendas impositivas que são destinadas para atender as necessidades dos municípios. Por isso, dentro da nossa bancada do PSB, que é um partido responsável e não faz parte do quanto pior melhor, eu vou defender “Sim” ao veto 52”, revelou ele.

Na Câmara, serão necessários 257 votos para manter o veto do presidente, enquanto no Senado, é preciso 53. Caso haja a derrubada do veto, o Congresso passa a controlar os R$ 30 bilhões de recursos em emendas parlamentares, que poderão ser distribuídas em verbas para Estados e municípios. Outros sete vetos ainda serão analisados na mesma sessão.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava