Inácio Martins e mais 19 municípios recebem do Governo do Estado caminhões-pipa

6 de maio de 2020 às 16:42

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, entregou nesta quarta-feira (6) caminhões-pipa para 20 municípios do Paraná. Serão utilizados no abastecimento de água, combate a incêndios e, principalmente, para higienização de calçadas e ruas próximas a hospitais.

Essa primeira entrega é resultado de R$ 4,1 milhões de investimento por parte do IAT e de emendas parlamentares.

“Estamos passando por um momento muito crítico, na qual a falta de chuva prejudica nossos reservatórios e colabora para ocorrências de incêndios ambientais”, disse o secretário Márcio Nunes. “Esses caminhões farão grande diferença para os municípios”, acrescentou.

A entrega ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e contou com uma demonstração técnica para os representantes municipais aprenderem a operar o caminhão.

“O caminhão tem jato de água na frente e atrás para ajudar na limpeza pública. Na lateral contém uma bomba para abastecimento de reservatório e caixa d’água. E em cima do tanque tem uma bomba com jato d’água para combate de pequenos incêndios”, explica o gerente administrativo do IAT, Dahir Elias Fadel Junior.

O prefeito de Inácio Martins, Edemetrio Benato Junior, comemorou a conquista ao afirmar que no município há muitas moradias de madeira, na qual um incêndio se propaga muito mais rápido, e o caminhão será um facilitador já que a unidade dos Bombeiros mais próxima fica em Guarapuava ou Irati, cerca de 60 km.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Sarandi, Márcio Manoel, o caminhão dará grande suporte em obras públicas e principalmente no combate a incêndios. “Sofremos muito com queimadas ilegais em nosso município, resultado de fogueiras em terrenos baldios, e o caminhão nos ajudará nesse trabalho”.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava