Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para Covid-19

26 de maio de 2020 às 08:32

Trinta novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (25) e já podem receber pacientes no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria que passam a constar na Central de Regulação do Estado do Paraná.

“São leitos estratégicos para a região do médio Centro-Oeste do Estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. São leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a região”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, após pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde

Hoje, a equipe da 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, fez a auditoria e a vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento.

O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca R$ 420 mil e passa a ser feito pela secretaria estadual da Saúde. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos, equipamentos de proteção e a manutenção geral.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da região que não tinha leitos de UTI via o SUS”, disse.

Ele explica que os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, em 2018, também em parceria com o Governo do Estado, mas não tinham sido ativados. “Ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 ou até mais quilômetros de distância. Por isso, a data de hoje é um marco para a saúde da região”, completou o prefeito.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

LEITOS – A região macro Oeste do Estado, onde estão inseridos os municípios da Assiscop, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, com taxa de ocupação de 38%, além de 131 leitos de enfermaria clínica, com taxa de 21% de ocupação.

ESTRUTURA – O Governo do Estado conta hoje com 1.748 novos leitos, já em funcionamento, exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. São 601 apenas de UTI (adultos e pediátricos), entre implantados ou aprimorados na rede hospitalar estadual já existente, além de leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos. Desses novos leitos, 1.147 são de enfermaria e já estão à disposição.

Caso seja necessário, a ampliação pode ser ainda maior para assegurar atendimento adequado à população.

Ainda como parte da estratégia voltada à Covid-19, as obras dos hospitais regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã estão aceleradas para oferecer novos leitos.

Prudentópolis
19º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Alizio Vilchak aos 62 anos de idade.
  • Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
  • Paraná está sob alerta de tempestades até sexta (3); 121 cidades devem ser atingidas
  • Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano
  • Governo do Estado transferiu R$ 1,29 bilhão aos 399 municípios em abril
  • 35 mil premiados: Nota Paraná altera regras para que sorteios beneficiem mais pessoas
  • Governador sanciona lei que institui Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista