A Unicentro tem atuado em diversas frentes no combate ao novo coronavírus. Uma delas tem sido o apoio às populações em vulnerabilidade social em diversas cidades do estado.
Essas ações são movimentadas pela comunidade universitária com o intuito de minimizar os impactos da pandemia de covid-19 na vida das pessoas.
Uma das mais recentes propostas com esse objetivo é a campanha Contabilize Amor e Empatia, promovida pelos acadêmicos de Ciências Contábeis do campus avançado da Unicentro em Prudentópolis.
Segundo os organizadores, a ideia surgiu durante uma aula online em que a classe discutia as temáticas ética, moral e cidadania.
“A ideia da campanha Contabilize Amor e Empatia surgiu durante uma aula virtual, durante uma conversa entre nós alunos e a professora Beatriz.
A gente resolveu agir e fazer algo em prol dos menos favorecidos, que já enfrentavam dificuldades diárias antes mesmo da pandemia e agora com essa nova situação isso tem se agravado ainda mais”, discorre o estudante do segundo ano do curso Eloi Serzoski.
Elói conta que entraram em contato com as demais turmas de Ciências Contábeis do campus e que todas deram sinal positivo para a soma de esforços.
O intuito da campanha é reunir itens de necessidades básicas para auxiliar as famílias que estão tendo dificuldades em adquiri-los durante a pandemia.
Por isso, os estudantes estão arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, e também mantas e cobertores.
“Os alunos do curso estão totalmente engajados, fazendo com que seus amigos, colegas, familiares, todos participem, e isso tem se tornado uma grande onda do bem”.
De acordo com a organização, os pontos de coleta das doações inicialmente seriam apenas nos locais de trabalho dos estudantes envolvidos, mas a campanha foi crescendo e conquistando parcerias importantes para a sua realização.
“Temos exemplos dentro da nossa campanha de empresários que foram egressos do curso de Ciências Contábeis aqui do Campus Avançado de Prudentópolis, e hoje eles estão sendo ponto de arrecadação e ajudando na campanha”, descreve a professora da Unicentro Maria Beatriz Petroski Bonetti.
Ao todo, são 19 pontos de coleta espalhados pela cidade de Prudentópolis, entre eles supermercados, lojas, farmácias e também o setor de tributação da Prefeitura Municipal.
Os interessados em colaborar também têm a opção de pedir que os organizadores busquem as doações em suas casas.
A destinação do que for doado na campanha será feita para as famílias em vulnerabilidade social cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A professora Maria Beatriz acredita que ações altruístas como essa, articulada no meio acadêmico, desenvolve nos alunos a responsabilidade social.
“Nesse momento, eu vejo a universidade como um instrumento de inserção social para o nosso município.
Com a ajuda de nossos alunos, dos empresários e de toda a comunidade que está ajudando e apoiando a nossa campanha, conseguiremos ajudar muitas famílias.
Esse também é o papel da universidade – estar presente e solidária para as pessoas que passam por dificuldades”.
O estudante Eloi Serzoski, da equipe organizadora da campanha, defende que o desenvolvimento de ações solidárias pode ser um adicional importante na sua formação, colaborando para que a sua atuação como profissional no futuro valorize questões humanitárias.
“Esse projeto tem ajudado muito o nosso desenvolvimento tanto pessoal, quanto o profissional.
Quando você faz bem ao próximo, eu acredito que faz muito melhor a nós mesmos. Como ser humano a gente cresce muito”.
As doações para a campanha Contabilize Amor e Empatia podem ser feitas até o dia 27 de junho. Quem não puder ir até os pontos de coleta, pode entrar em contato com a organização e combinar dia e horário para o recolhimento das doações.
Os telefones são o (42) 99950-5604 ou o (42) 99812-8870.