Com apoio do Sebrae/PR, produtor de maracujá conquista certificação internacional

26 de agosto de 2020 às 17:36

Um produtor de maracujá de Antonina, no litoral paranaense, conseguiu a certificação da Global G.A.P com apoio do Sebrae/PR, pelo programa Sebraetec. Com isso, a fruta pode ser vendida no mercado externo com uma chancela que garante a procedência e a qualidade.

A certificação tem validade mundial e é uma forma de reconhecer o produtor que trabalha com a agricultura segura e sustentável.

A família de Heron Gasparin produz maracujá há 30 anos e trabalha com a variedade Passiflora edulis (maracujá amarelo), o tipo mais produzido e consumido no Brasil, com uma produção de 500 toneladas ao ano.

A distribuição ocorre entre as Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, além distribuidores independentes em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, e Londrina, no Paraná. A certificação, para ele, garante a expansão de mercado.

“Acreditamos que a atividade rural, em especial a produção de alimentos, só se justifica se apoiada nos pilares da sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e segurança alimentar.

Todas as ações realizadas na propriedade respeitam essas premissas, resultando em um produto de alta qualidade e seguro ao consumidor. A certificação Global G.A.P atesta esse trabalho dando tranquilidade à escolha do consumidor”, comenta Heron.

A certificação Global G.A.P é uma das mais completas e aceitas no mundo, pois foi desenvolvida em conjunto com diversos países que comercializam produtos agrícolas.

De acordo com a coordenadora estadual de Agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, o custo da certificação é alto e há várias exigências nas áreas de qualidade, processo e produção.

Entretanto, é um investimento recomendável para quem deseja abrir mercado no exterior. Pelo Sebraetec, o produtor obteve subsídio para investir no processo de certificação.

O Sebraetec é um programa subsidiado pelo Sebrae que auxilia pequenos negócios a inovar.

“O Global G.A.P é uma norma estabelecida por países da Europa e também nos Estados Unidos, que pode ser aplicada no Brasil, já que o país não possui regulamentação ou legislação para a produção hortifruti. No caso da certificação de produtos nacionais, o Sebrae auxilia o produtor no preparo da propriedade e no processo”, explica a coordenadora.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026