UEPG realiza estudo inédito sobre tilápia vermelha.

23 de novembro de 2020 às 08:41

Pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Aquicultura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza um estudo inédito sobre uma nova variedade de tilápia vinda da Flórida (EUA), para ser criada no Brasil. O trabalho foi apresentado na quinta edição do Aquaimprove, em Portugal, evento organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar).

A tilápia vermelha tem grande aceitação por parte de consumidores do mundo todo por apresentar coloração avermelhada, mas ainda são poucas as informações sobre os aspectos relacionados à nutrição e alimentação do animal. No Brasil, o peixe chegou em 2019, importado pela Piscicultura S3 de São Paulo e foi transferido para o curso de Zootecnia da universidade.

A UEPG foi a instituição brasileira escolhida para observar, entre dezembro de 2019 e março de 2020, aspectos fundamentais como o crescimento e microbioma da tilápia vermelha, além da condição da tilápia e desempenho produtivo em relação a outras espécies.

Os estudos foram desenvolvidos pelos professores de Zootecnia Wilson Massamitu Furuya e Valéria Rossetto Barriviera Furuya. Para o professor Wilson, foi uma honra o curso de Zootecnia desenvolver estudos desta importância.

“Apresentar os nossos trabalhos na Europa foi um privilégio para nós e para a UEPG. Divulgamos as pesquisas desenvolvidas aqui para pesquisadores do mundo todo. O Brasil é pioneiro nos estudos de alimentação de tilápia. Ficamos lisonjeados pela UEPG ser a instituição escolhida para estudar essa nova variedade de tilápia no país”, destacou.

DESAFIADOR – Responsável pelo manejo dos peixes, Alycia Rudinik, uma das estudantes que participaram do evento internacional, relata como foi a experiência de auxiliar no trabalho com as tilápias vermelhas.

“Como pesquisadora foi desafiador. Trabalhei por 60 dias nesta pesquisa. São poucos estudos realizados sobre este peixe, e eu fiz o manejo das tilápias estudadas de forma a garantir os melhores resultados ao final do experimento. Após este processo, ainda apresentei um trabalho em Portugal, que foi uma experiência incrível, pois agreguei mais conhecimento e ajudei a mostrar para os profissionais estrangeiros o que estamos realizando no Brasil”, afirma.

A acadêmica Paola Aparecida Paulovski também ressalta a relevância de ter participado de um estudo deste nível e o aprendizado que obteve no processo. “O estudo é importante pela falta de informações que se tem da linhagem vermelha no Brasil, especialmente nas fases iniciais, que foram as estudadas. Como acadêmica pesquisadora, o trabalho contribuiu para minha formação por ser uma linhagem nova no país e até então eu não tinha conhecimento do seu potencial produtivo”.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava