O plantio de soja da safra 2020/21 no Paraná progrediu 2 pontos porcentuais na última semana, para 99% da área predita, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, em relatório semanal divulgado nesta terça. A situação das lavouras da oleaginosa não mudou, segundo o boletim.
O porcentual de plantações em boa condição de desenvolvimento se manteve em 72%; em condição média, 24%, e ruim, 4%. Das lavouras já semeadas, 82% estão em desenvolvimento vegetativo (3 pontos a menos do que há uma semana), 4% em germinação (-4 pontos), 12% em floração (avanço de 6 pontos) e 2% em frutificação (+1 ponto).
O cultivo da safra de milho verão acabou na semana passada no Estado. As condições das lavouras do cereal tiveram leve piora de lá para cá. As áreas em boa situação de desenvolvimento agora correspondem a 75% do total, ante 76% há uma semana; as plantações em condição média ainda representam 20% do todo, enquanto aquelas em situação ruim acrescentaram para 5% do total, contra 4% uma semana atrás. Conforme o Deral, 65% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (-11 pontos porcentuais na comparação semanal), 26% em floração (+9 pontos) e 9% em frutificação (+3 pontos).