Operação policial conjunta resulta em prisões, apreensão de drogas e armas

7 de dezembro de 2020 às 08:30

A união das polícias estadual e federal pela Operação Sinergia, com o reforço dos trabalhos ostensivos nas ruas, resultou em 505 pessoas presas e 68 armas de fogo apreendidas no Paraná.

O balanço é dos quatro dias de atividades (26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro). No período ainda foram apreendidas 7 toneladas de drogas e 172 aves silvestres.

Além do serviço de segurança pública, a operação foi desencadeada para orientar e fiscalizar o cumprimento das regras de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Nos quatro dias de trabalho, cerca de 17,3 mil policiais de todas as forças e mais de 5,8 mil viaturas foram utilizados na operação.

Para o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a integração é a maior ferramenta da Operação Sinergia. “Montamos um planejamento com ações que envolvem não só as forças de segurança do estado, mas também os órgãos federais e municipais, para ampliar os efeitos de prevenção e fiscalização em todo o estado”, disse. “Com isso, nosso maior resultado é a prevenção da criminalidade e da proliferação da Covid-19”, completa.

NÚMEROS – De acordo com o balanço da Polícia Militar, que coordenou os trabalhos, foram feitas mais de 100 mil abordagens a pessoas e 57.045 vistorias a veículos em todo o Estado.

Nos quatro dias de ações, foram atendidas 1.650 ocorrências e lavrados 168 Termos Circunstanciados de Infração Penal. As equipes policiais deteram também 69 adolescentes.

Além disso, houve a apreensão de R$ 2.598,75 em dinheiro, 373 munições de variados calibres, 708.359 mil pacotes de cigarros, de 56 comprimidos de ecstasy e 95 pontos de LSD. Ao todo, as equipes policiais abordaram/vistoriaram 3.473 pontos comerciais, sendo que 52 acabaram notificados/autuados.

Participaram também da operação a Polícia Civil, o Departamento Penitenciário, as Guardas Municipais, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e a Receita Estadual.

“O foco da operação, além das ações de segurança pública, também foi orientar as pessoas sobre a importância do isolamento social e do cumprimento das medidas de restrição no período das 23 horas às 5 horas.

Um dos principais objetivos é que não ocorram acidentes de trânsito, que não ocorram também situações de lesão corporal e outras situações que demandam a saúde pública”, afirmou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

DECRETO – Patrulhamentos e abordagens da Polícia Militar foram intensificadas em todo o Paraná para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual nº 6.284/2020, o qual estabelece novas medidas de combate ao coronavírus, incluindo restrição de horário para circulação de pessoas. A Corporação conta com apoio das outras forças de segurança nesta atividade.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a PM readequou as atividades internas para não deixar de atender o cidadão. A Corporação ainda intensificou os trabalhos de orientação e fiscalização para inibir os casos de aglomeração de pessoas, festas clandestinas e perturbação de sossego.

Nesta sexta-feira (04/12), na Capital e no Litoral houve a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) para verificar o funcionamento de estabelecimentos comerciais específicos, o cumprimento dos horários de restrição de circulação de pessoas e demais medidas sanitárias.

Em Curitiba, seis pontos foram fechados e 10 autuações administrativas lavradas. Já em Matinhos, sete estabelecimentos foram desativados e apreendidos 85 charutos, 1.099 essências de narguilé e 132 maços de cigarros.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas