Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por Covid-19 em março

6 de março de 2021 às 09:40

Integrantes da cúpula do Ministério da Saúde avaliam que o Brasil tenha até 3 mil mortes por dia pela Covid-19 nas próximas duas semanas de março, de acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira, 5.

O período será registrado como o pior momento da pandemia no país.

Nesta semana, a média de mortes ficou em 1.361, com um pico de 1.910 óbitos registrados na quarta-feira, 3, recorde de óbitos pela doença.

Para chegar a avaliação, a pasta aponta o alastramento do vírus em todo o país, motivado pelas aglomerações no fim do ano e no Carnaval, a dificuldade da população de manter-se em isolamento social, circulação de novas variantes no país, onde são mais contagiosas e com grande carga viral, a iminência de um colapso do sistema hospitalar em diversos estados ao mesmo tempo e a falta de vacinas disponíveis para imunizar os brasileiros.

Segundo o jornal, o governo federal cogita construir hospitais de campanha nos próximos dias e vai estimular que estados reabram estruturas do tipo que foram fechadas.

Tirando isso, de acordo com a reportagem, o Ministério da Saúde avalia que não há muito o que fazer. A decretação de um lockdown nacional está descartada.

As ações de fechamento e restrições à circulação de pessoas estão sob responsabilidade dos estados.

Entre as regiões, o Ministério da Saúde direciona maior preocupação para a região Sul, onde os três estados estão à beira do colapso.

Também há preocupação com a falta de leitos na região Norte, apesar de um número menor de casos. A situação do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás também geram alertas.

A pasta acredita que a solução, no médio prazo, é a vacinação, que começará a acelerar com uma maior produção do Instituto Butantan e da Fiocruz, onde ambos os laboratórios estarão produzindo 1,4 milhão de doses diárias a partir de abril.

Além disso, o Ministério da Saúde anunciou, nessa quarta-feira, a intenção de comprar 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e outras 38 milhões de doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava