Projeto de lei proíbe tatuagens e piercings em animais de estimação

26 de abril de 2021 às 09:12

Coibir novas práticas de maus tratos a animais silvestres e domesticados. Esse é o objetivo do projeto de lei 165/2021, assinado pelo deputado Galo (PODE), que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná. De acordo com a proposta, ficam proibidas a realização de tatuagens e a colocação de piercings em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos com fins estéticos em todo o estado.

Segundo o projeto, quem descumprir o que determina a lei poderá perder a guarda do animal e ficará proibido de ser o tutor de outros animais pelo prazo de cinco anos.

Já o profissional que realizar tatuagens e aplicar piercings em animais terá cassada a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS pelo período de cinco anos. Em caso de reincidência, as sanções serão aplicadas em dobro.

“Além do sofrimento causado pela dor, os animais tatuados são expostos a diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas. Perigos médicos veterinários que de nada tem a ver com os princípios de guarda, amor e cuidados de obrigação de seus tutores”, explica do deputado Galo.

O autor explica na justificativa da proposta que o crime de maus tratos a animais está previsto em diversos pontos da Constituição Federal e ressalta que fazer procedimentos deste tipo em um animal de estimação apenas satisfaz as preferências estéticas de seus donos, causando dores inúteis aos bichos.

“Não há o que se discutir quanto ao direito individual e a liberdade das pessoas que queiram fazer uso desse tipo de adorno em seu próprio corpo, pois a liberdade de manifestação do indivíduo é garantida em lei. Mas a liberdade individual de tatuar a pelo não significa que podemos tomar essa decisão pelos animais que convivem conosco”, conclui Galo.

O projeto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e de Proteção aos Animais antes de ir ao plenário para ser debatido e votado em primeiro turno de votação.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que o Portal Nossa Gente  comunica o falecimento do ex vereador Teodósio Skavronski mais conhecido como Dojo Gaiteiro.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Vitor Bukiewcz aos 68 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do SR. Theofilo Groxko aos 83 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Isabel F. Papirniak
  • É com pesar que o Plano Unipaz e a Funerária São João comunicam o falecimento do Sr. Pedro Parolin
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Curso pré-vestibular gratuito da Unicentro está com inscrições abertas
  • CCR PRVias abre 118 vagas para contratação de operadores de pedágio
  • Marta Muzeka, artesã de Prudentópolis, participa do 19º Salão do Artesanato em São Paulo com suas Pessankas
  • 12 casais prudentopolitanos, disseram “sim” em uma cerimônia repleta de emoção, inclusão e dignidade.
  • Cresol Grandes Lagos reinaugura agência de relacionamento em Palmital
  • Carne de onça de Curitiba é o 18º produto paranaense com Indicação Geográfica