Leandre debate investimentos para vacina paranaense contra a Covid-19

26 de maio de 2021 às 15:19
Em Brasília, nesta terça-feira (25), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou de uma reunião com a reitoria e cientistas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para debater investimentos na produção de uma vacina contra a Covid-19 no Paraná.
A reunião da Bancada Federal Paranaense aconteceu no Ministério de Estado Ciência, Tecnologia e Inovações, com o ministro Marcos Pontes.

De acordo com a UFPR, a fase de testes pré-clínicos da vacina devem encerrar até o final deste ano. Os pesquisadores da universidade paranaense estimam que no ano que vem o imunizante possa ser distribuído para a população, caso seja aprovado nos testes.

A vacina usa insumos nacionais e tem tecnologia de produção totalmente desenvolvida na Universidade Federal do Paraná.

Leandre afirma que o objetivo da reunião foi articular uma emenda da Bancada Paranense para auxiliar no financiamento do projeto.

Ela destaca que a vacina paranaense tem baixo custo de produção e, segundo os pesquisadores, poderá ser utilizada também como imunizante para outras doenças, como dengue, zika vírus, leishmaniose e chikungunya.
“Estamos fazendo de tudo para amenizar o sofrimento das pessoas e ajudar o Brasil a enfrentar essa pandemia. Neste cenário, o Paraná está despontando em inovação. O trabalho em defesa da saúde é nossa principal bandeira na Câmara dos Deputados. Por isso, destaco a importância de desenvolver uma vacina totalmente nacional. Atualmente, o Brasil só tem envasamento de vacina. Por isso, parabenizo os pesquisadores, cientistas e a Universidade Federal do Paraná”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Isabel Kulek
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Caciano
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Ir. João Koroluk Sobrinho, OSBM  aos 62 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento Leondes Kolitski aos 56 anos de idade
  • É com pesar que o Portal Nossa Gente  comunica o falecimento do ex vereador Teodósio Skavronski mais conhecido como Dojo Gaiteiro.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Vitor Bukiewcz aos 68 anos de idade
  • Dom Amilton crisma jovens em Jaciaba zona rural de Prudentópolis
  • Motorista é preso após capotar carro carregado de maconha na PR 160 em Prudentópolis
  • Agência do Trabalhador de Prudentópolis é premiada pelo excelente desempenho na intermediação de empregos
  • Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e reforça apoio aos municípios
  • Governo apresenta projeto de lei para reajustar salário dos professores em até 11,31%
  • Concurso público da PMPR e Corpo de Bombeiros tem mais de 30,3 mil inscritos