Cautelares suspendem licitações de pneus em Coronel Domingos Soares e Ipiranga

11 de junho de 2021 às 09:30

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu medidas cautelares que suspendem as licitações dos municípios de Coronel Domingos Soares (Região Sul) e de Ipiranga (Campos Gerais) para a compra de pneus.

As medidas foram tomadas em razão de indícios de irregularidade em relação às exigências de que os produtos a serem adquiridos tenham sido fabricados há no máximo 90 dias antes da entrega e de que sejam de fabricação nacional.

As cautelares foram concedidas por despachos dos conselheiros Durval Amaral, em 26 de maio, e Ivan Bonilha, em 7 de junho; e homologadas na sessão ordinária nº 16/2021 do Tribunal Pleno do TCE-PR realizada por videoconferência nesta quarta-feira (9 de junho).

O TCE-PR acatou as Representações da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formuladas por Camila Paula Bergamo em face do Pregão Eletrônico nº 27/2021 da Prefeitura de Coronel Domingos Soares e do Pregão Eletrônico nº 67/2021 da Prefeitura de Ipiranga, por meio das quais apontou as supostas irregularidades.

A representante alegou que, no pregão de Coronel Domingos Soares, o edital exige que produtos fornecidos não deverão ter data de fabricação superior a 90 dias contados da efetiva entrega; e que, no pregão de Ipiranga, o instrumento convocatório exige que o produto fornecido seja nacional.

Para a concessão da medida cautelar, Amaral considerou que os precedentes do TCE-PR fixam jurisprudência no sentido de que o prazo de fabricação de no máximo seis meses anteriores à entrega é o mais razoável.

Ele frisou que o edital do Município de Coronel Domingos Soares estabeleceu prazo equivalente à metade do prazo considerado ideal pelo Tribunal, o que configura exigência desarrazoada e restritiva à competitividade, em afronta às disposições do artigo 3º da Lei nº 8.666/93.

Ao conceder a liminar, Bonilha lembrou que é pacífico o entendimento TCE-PR no sentido de que a restrição à aquisição de pneus nacionais, com a proibição de importados, prejudica a competividade da licitação.

Ele ressaltou que cláusulas restritivas, como essa do instrumento convocatório do Município de Ipiranga, podem afetar a escolha da proposta mais vantajosa para a administração.

Finalmente, os relatores determinaram a intimação dos municípios, para que comprovem o cumprimento das medidas liminares; e a citação dos responsáveis pelas licitações suspensas, para que apresentem defesa no prazo de 15 dias.

Os efeitos das cautelares perduram até que seja tomada decisão de mérito em cada processo, a não ser que as medidas sejam revogadas antes disso.

 

Prudentópolis
25º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Tempo limpo
Curitiba
25º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Maria De Lourdes Kulak Pastuch
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Antônia Lopes Alcântara.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Maria Francisca Assis Krutsch.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • Comunicado de Falecimento: Antonio Davi Bobato, 03 anos, e Mônia Suelen da Silva Walenga Bobato, 41 anos
  • MÃE E BEBÊ MORREM EM GRAVE ACIDENTE ENTRE PITANGA E BOA VENTURA DE SÃO ROQUE
  • Acidente na BR-373 interdita pista em Prudentópolis: Caminhão guincho e duas carretas envolvidos
  • Inscrições abertas: UEM abre teste seletivo para contratar 23 professores temporários
  • Forças de salvamento do Paraná já resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul
  • Expoingá, festas populares e festivais de música movimentam calendário turístico de maio