Paraná e Ucrânia querem fortalecer laços comercial e cultural

24 de abril de 2018 às 18:27

As relações comerciais e o intercâmbio cultural e tecnológico entre o Paraná e a Ucrânia vão ficar cada vez mais fortes, afirmou a governadora Cida Borghetti. Ela se reuniu com o embaixador Rostyslav Tronenko, e membros da delegação ucraniana, nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Estabelecemos, ao longo dos últimos anos uma cooperação entre o Estado e a Ucrânia, e essa parceria vai continuar e avançar cada vez mais”, disse Cida.

Ela destacou a presença dos ucranianos no Paraná e reforçou a contribuição da comunidade ao desenvolvimento social, econômico e cultural paranaense. “Chegaram aqui no Paraná e colaboraram com o nosso crescimento em áreas importantes. Por isso, somos extremamente gratos”, afirmou a governadora.

Na reunião, Tronenko agradeceu à governadora pelo apoio à comunidade que vive no Paraná. “É um Estado que constantemente sustenta o desenvolvimento e a preservação da nossa tradição, religiosidade, fé e cultura não só em sua região central, mas também na capital Curitiba”, disse. “Visitamos o Memorial Ucraniano e ficamos maravilhados”, reforçou.

Para o secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacional, Ezequias Moreira, a reunião com a delegação ucraniana foi muito produtiva. “Eles, inclusive, demonstraram interesse na nossa Agência Paraná de Desenvolvimento e querem levar estudantes do Paraná para estudar no País”, disse.

RAÍZES – Segundo a Sociedade Ucraniana do Brasil, 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles moram nos municípios da Região Central do Estado, como Prudentópolis, Ivaí, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, pouco mais de 80% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o presidente do Conselho Regional da Região de Dnipropetrovsk, Prygunov Hlib Oleksandrovych; o cônsul honorário do Brasil em Dnipropetrovsk, Vasilenko Oleg Viktorovych; o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; o fundador da Agência “World of Education” de recrutamento para estudantes estrangeiros, Almatrabii Ashraf S.S, e o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava