A partir de agora, a unidade de Guarapuava do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR) passa a ser considerada região administrativa própria. A mudança consolida a desvinculação do órgão da regional de Francisco Beltrão.
O anúncio desta alteração foi realizado pela deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) através das redes sociais na noite de ontem (29). A nova regional já está oficializada através da Portaria 95/2021, assinada pelo diretor-geral do Depen do Paraná, Francisco Caricati.
De acordo com a parlamentar, a mudança vai proporcionar mais independência à unidade de Guarapuava, facilitando, por exemplo, o remanejamento de detentos e a criação de novos programas sociais.
O pleito era uma demanda antiga e foi tema de reunião recente entre a deputada e o diretor-geral.
“O diretor foi muito sensível frente a nossa demanda e entendeu a necessidade desta alteração, dando mais autonomia para as pautas de segurança da região de Guarapuava. É uma conquista que proporcionará resultados positivos a longo prazo”.
Atualmente, em Guarapuava, o Depen é responsável pela administração da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG-UP) e Cadeia Pública.