Irati apresenta o  Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância nesta quinta-feira (2)

1 de dezembro de 2021 às 14:06

A deputada federal Leandre Dal Ponte vai participar da Audiência Pública de apresentação do Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati, às 14h30, nesta quinta-feira (02). A apresentação do plano será feita pelo Comitê Municipal Pela Primeira Infância.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, o plano é resultado de profundo debate realizado pelo Comitê de Gestão de Políticas para a Primeira Infância, criado no início do ano. O comitê é composto de 20 representantes de vários segmentos da sociedade civil e da Administração Municipal.

“Ainda na época da campanha eleitoral, o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda se comprometeram com a deputada Leandre em realizar o plano. Então, logo no início da gestão, nós fizemos uma reunião com a presença da deputada para conscientizar sobre o investimento do poder público na primeira infância”, lembra a secretária.

Ao longo de 2021, o comitê realizou reuniões para sistematizar o plano municipal. O primeiro passo, segundo a secretária, foi o levantamento de indicadores municipais nas áreas de saúde, educação, e proteção social. Além disso, foram elencadas as ações já realizadas no município em benefício das crianças de 0 a 6 anos. O próximo passo foi realizar grupos focais com  a presença de crianças, trabalhadores, pais e cuidadores para ouvir sugestões.

“Com as informações em mãos, traçamos as metas e ações a serem realizadas na área da primeira infância, no município de Irati, pelos próximos 10 anos. E a Leandre foi de fundamental importância neste processo, principalmente na sensibilização dos agentes públicos”, completou Sybil.

Após a audiência pública desta sexta-feira, o documento ficará disponível no site da prefeitura para colher sugestões da população. Em seguida, o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância será enviado para a Câmara de Vereadores.

Luta Nacional

No final do ano passado, Leandre fez uma indicação (INC 1212/2020) que sugere ao Presidente da República o envio de um projeto de lei à Câmara dos Deputados para instituir o Plano Nacional da Primeira Infância, com vigência até 2030.

“O grande desafio das políticas públicas é a descontinuidade. Em especial quando ocorre trocas de governos ou gestores. Infelizmente, vemos um monte de trabalho, meses de dedicação e aprendizado simplesmente jogado fora. Não podemos mais permitir esse tipo de situação, ainda mais quando se tratam de crianças, pois a infância é um período muito importante na vida e na formação dos seres humanos. Precisamos que as políticas públicas sejam implementadas, monitoradas e avaliadas e não abandonadas porque o novo gestor não gosta do tema”, pontuou Leandre.

(Texto: Assessoria).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026