Inscrições para o Vestibular Unicentro 2022 seguem abertas até 30 de janeiro

18 de janeiro de 2022 às 14:25

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para o Vestibular 2022. O prazo vai até 30 de janeiro. O valor da taxa é de R$ 150,00. São ofertadas, ao todo, 1.254 vagas em 40 cursos lotados nos três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e, ainda, nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.

Durante a inscrição, realizada apenas de forma online pelo site www3.unicentro.br/vestibular, o candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso. Além disso, é preciso que o candidato escolha, também, uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol.

A prova está marcada para o dia 13 de março. A partir desse processo seletivo, as provas deixam de ocorrer em dois dias e passam a ser concentradas numa única data, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala.

“O Vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos”, informa Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da universidade. “Mantivemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina”.

Todos os candidatos inscritos, independente do curso a que concorrerem a uma vaga, farão a Redação, e responderão as 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, e a cinco perguntas de Língua Estrangeira.

Já as demais matérias que integrarão o processo seletivo – Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia – são definidas a partir do grupo a que pertence o curso em que o estudante concorre a uma vaga. Cada grupo é composto por cinco disciplinas e cada uma delas conta com nove questões objetivas.

OBRAS RECOMENDADAS

Outra mudança para o Vestibular 2022 é na lista de obras recomendadas para a prova de Literatura. “A cada dois anos, fazemos essa atualização, é uma forma de motivar o estudante para a leitura”, explica Maria Aparecida.

Nos processos seletivos de 2022 e 2023, as obras literárias que serão exploradas são: “Inocência”, de Visconde de Taunay; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles; “Sagarana”, de Guimarães Rosa; “Comédias para se ler na escola”, de Luís Fernando Veríssimo; “Dois em um”, de Alice Ruiz; “Rosa que está”, de Luci Colin; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior; “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto; e “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

(Matéria: Ag. Brasil/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie