PCPR melhora condições de trabalho dos policiais com armas, uniformes e novos sistemas

25 de março de 2022 às 18:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está realizando uma série de ações para a valorização dos policiais civis, melhoria das condições de trabalho e modernização institucional.

Entre as novidades estão a substituição de todos os computadores, a troca das pistolas por unidades Beretta, fornecimento de kit de vestuário para operações, novas identidades funcionais, a atualização do sistema de Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos, além da renovação da frota de viaturas.

Ao todo serão entregues 2,4 mil novos computadores, substituindo os equipamentos em uso atualmente. A entrega terá início na próxima segunda-feira (28), em Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os computadores, bem mais modernos que os atuais, tornarão o trabalho mais ágil, melhorando o desempenho das atividades desenvolvidas pelos policiais civis nas unidades da PCPR.

Segundo o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, o plano de investimento na instituição teve início em 2019, com previsão para quatro anos, e tem o objetivo de direcionar os recursos para melhorar condições de trabalho e impulsionar a modernização da estrutura.

“Aos poucos, este plano está sendo concretizado e as entregas sendo feitas dentro do cronograma do Departamento da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública. Além dessas, outras melhorias virão na sequência”, afirma.

Os policiais civis também receberão cinco mil pistolas Beretta APX Full Size 9mm. Os itens estão divididos em dois contratos. O primeiro, de 3 mil armas, já está em Curitiba e passa pelos últimos trâmites burocráticos. Ele será distribuído em breve para os servidores.

Os policiais receberão, também, um kit completo com camiseta, suéter, calça, cinto e bota tática, atualizados com a nova identidade visual da instituição. Historicamente, os policiais civis sempre tiveram de comprar com recursos próprios as vestimentas necessárias para o uso em operações. Agora, pela primeira vez na história, a PCPR vai fornecer o material.

A modernização também contempla entrega das novas identidades funcionais, em formato de cartão e adequadas ao novo padrão nacional, gerando mais segurança aos policiais.

O maior impacto, segundo Rockembach, é a qualidade do material e a padronização nacional, trazendo reconhecimento em qualquer lugar do Brasil. Além da cédula, os policiais civis receberão novas carteiras e insígnias para identificação.

Entre as novidades, ainda se destaca a atualização do sistema de Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos (PPJ-e). Com um novo layout para melhorar a navegação, o avanço traz uma melhoria direta aos serviços cartorários, facilitando a utilização da plataforma e trazendo novas funcionalidades, como mesas de trabalho, módulo para cartas precatórias, agenda de intimações ou audiências e controle interno de prazos para cumprimento de diligências, bem como outros módulos de integração de informações e banco de dados para investigações criminais.

O planejamento de ações ainda prevê a conclusão da renovação da frota de viaturas da PCPR neste ano. Desde 2019 os 371 novos veículos já trazem mais segurança e melhores condições de trabalho a todos os policiais civis do Paraná.

Prudentópolis
20º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuva
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
  • Paraná está sob alerta de tempestades até sexta (3); 121 cidades devem ser atingidas
  • Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano
  • Governo do Estado transferiu R$ 1,29 bilhão aos 399 municípios em abril
  • 35 mil premiados: Nota Paraná altera regras para que sorteios beneficiem mais pessoas
  • Governador sanciona lei que institui Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista