Incra destinará R$ 500 mil em recursos para Guamiranga

25 de abril de 2022 às 09:35

A Justiça Federal de Ponta Grossa determinou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destine R$ 500 mil reais ao município de Guamiranga para compra de maquinários a fim de incentivar a produção agrícola na região.

Os recursos são provenientes de convênio por meio da ‘Plataforma + Brasil’, realizado entre o município e o Incra.

O mandado de segurança do juiz federal Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, estabelece que o Instituto proceda com os trâmites necessários para concluir o processo administrativo para a celebração do convênio, abstendo-se do cancelamento do empenho dos recursos financeiros.

O convênio com o Incra tem como finalidade a aquisição de máquina (s) e/ou equipamento (s) agrícola, com a finalidade de realizar projetos nos assentamentos Pedra Preta e Rola Pedra, localizados na área rural de Guaramiranga, com população aproximada de 70 pessoas.

Segundo o magistrado, “a aquisição irá beneficiar o plantio das culturas agrícolas e a conservação do solo em diversas localidades do município. Inclui, ainda, as ações destinadas a garantir o abastecimento e escoamento de produtos agropecuários e de incentivo ao cooperativismo rural”.

Em 15 de maio de 2021, foi realizado o cadastro da proposta para aquisição de máquinas e equipamentos. Contudo, em março de 2022, o município recebeu comunicado sobre o cancelamento do pré-convênio e empenho, ante a não verificação dos ajustes do Plano de Trabalho e da assinatura do convenente (município).

Entretanto, alega que não houve solicitação de complementação por parte do Incra, bem como houve inconsistências da ‘Plataforma + Brasil -Siconv’ nos dias 30 e 31 de Dezembro de 2021.

Em sua decisão, Bochenek destaca que, mesmo que o sistema estivesse inconsistente e instável nos dias 30 e 31/12/2021, motivo que impossibilitou a verificação de assinatura do convenente no prazo legal, as informações não indicam que tenha havido necessidade de ajuste no Plano de Trabalho não cumpridas pela impetrante.

“Assim, ainda que o impetrante não tenha anexado qualquer documento que demonstrasse o histórico da proposta no sistema Plataforma +Brasil, o impetrado não indicou que houvesse e que não foram atendidas quaisquer exigências pelo convenente/município impetrante, não indicando que  houvesse qualquer exigência pendente”, destaca.

Bochenek explica decisão

Antônio César Bochenek complementa, ainda, que a inconsistência no sistema que acarretou a inoperabilidade da contratação, não pode ser carreada à conta do Município de Guamiranga.

Segundo ele, ao analisar o caso, não foi apontada nenhuma ilegalidade ou vício no plano de trabalho apresentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária à eventual declaração de nulidade das tratativas iniciadas, devendo, portanto, ser honrado o convênio em atendimento ao princípio da boa-fé objetiva.

Fonte a Rede.

Com informações da Justiça Federal

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Maria Tomaszewski Kuchnir aos 67 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796