Aliel comemora aprovação do Piso Salarial da Enfermagem

5 de maio de 2022 às 18:04

O deputado federal Aliel Machado (PV) comemorou a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem (PL 2564). O projeto, que era uma luta da classe há anos, foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira, 04, por 449 votos a favor e 12 contrários. Agora a proposta deve seguir para sanção presidencial.

“Esta é uma luta de anos, que tenho orgulho em defender desde o primeiro ano de mandato. Os profissionais, fundamentais para o país (tão evidente durante a pandemia), merecem todo respeito e valorização. Eles são chamados de super heróis. Mas a verdade é que eles são pais e mães de família e precisam ser valorizados”, disse Aliel.

Durante a votação, o parlamentar prestou uma homenagem a todos os profissionais da Saúde que lutaram na linha de frente durante a Covid-19. Aliel citou especialmente os enfermeiros Mauri Cordeiro e Adriane Torres Gonçalves. O enfermeiro Mauri, amigo pessoal do deputado, faleceu há quatro anos e era um dos maiores defensores da aprovação do Projeto. Já Adriane, técnica de enfermagem no município de Telêmaco Borba, foi uma das vítimas da Covid-19 durante a pandemia.

Na semana passada o deputado já havia se manifestado sobre a urgência da aprovação e criticou o Governo, que disse não ter dinheiro para pagar. “Acho um erro jogarem (Governo Federal) a responsabilidade aos prefeitos com relação às categorias com a desculpa de que não tem dinheiro. Nós temos hoje enfermeiros ganhando mil e poucos reais. Então é preciso resolver o problema financeiro aqui, que é o repasse para os municípios”, defendeu Aliel na ocasião.

Piso aprovado
O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

(Matéria: Assessoria/Com Agência Câmara de Notícias)

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Neblina
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Alizio Vilchak aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Carlos Alberto Gemim aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento da Sra Iza Sávio Pereira
  • Em Prudentópolis família perde dois filhos em menos de 30 dias
  • Ganhando o Mundo Agrícola vai levar 100 alunos de áreas rurais da rede estadual para os EUA
  • Com leilão de 5.241 veículos neste ano, Detran-PR reduziu em 40% o volume nos pátios
  • Governo do Estado divulga pesquisa com preços das terras agricultáveis no Paraná
  • Inscrições para concurso de arquitetura do novo planetário em Pinhais entram na reta final
  • Prefeito Celso Góes sanciona lei que denomina trecho da rua XV de Novembro em Avenida Deputado Cezar Silvestri.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.