Novembro Azul reforça cuidados com saúde do homem, que costuma buscar menos assistência

3 de novembro de 2022 às 09:11

No Paraná, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 6.529.531 atendimentos na rede de Atenção Primária à Saúde (APS). Destes, apenas 1.771.000 foram para homens, contra 4.758.531 atendimentos para as mulheres. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e mostram que o público masculino é o que menos procura o serviço nesta área.

Com objetivo de mudar este cenário a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança no Paraná a campanha Novembro Azul, que traz como tema central “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”. Inicialmente, o foco do movimento internacional que estabeleceu o mês era conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Atualmente o alerta é para o cuidado de todas as outras doenças que afetam diretamente a saúde do homem.

“É preocupante o fato de que o homem, geralmente, costuma ser mais relapso com a própria saúde, buscando atendimento de forma tardia, um problema simples toma proporções mais sérias, causando, além do agravamento da doença, mais sofrimento e menor possibilidade de cura, o que acaba gerando também um ônus muito maior para o SUS”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

A Sesa segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que envolve promoção, proteção e prevenção em todas as áreas e serviços da rede pública. Essa política tem como base cinco eixos principais: acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.

Além das ações já desenvolvidas pela Sesa, como os programas estadual de Controle do Tabagismo (PECT), o de Saúde Mental e o Vida no Trânsito (PVT), há também o Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, em que o objetivo é estender o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ampliando o acesso e a possibilidade dos usuários conseguirem atendimento.

O Paraná conta com 136 UBS já funcionando com horário estendido e outras 90 aguardam credenciamento por parte do Ministério para adesão.

“É muito importante que os homens procurem essas e outras unidades para que possam ser acolhidos e atendidos em todas as suas necessidades. As portas estão abertas e os profissionais de saúde preparados para cuidar cada vez mais dos homens, de novembro a novembro, ou seja, durante todo o ano”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

NÚMEROS – De acordo com dados preliminares registrados no Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM), em 2021, no Paraná, os óbitos da população masculina entre 20 e 39 anos estiveram relacionadas com causas externas, principalmente os acidentes de trânsito e violência; entre homens de 40 a 79 anos, as doenças infecciosas e parasitárias tiveram grande destaque, em especial porque sofreram influência das doenças causadas por vírus, como a pandemia da Covid-19; e a população de 80 anos ou mais teve como principal causa de morte as doenças do aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular Cerebral (AVC) e hipertensão.

O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Para a população masculina do Paraná, estima-se que neste ano sejam 13.990 novos casos de câncer, exceto o câncer de pele não melanoma. O câncer mais registrado é o de próstata, com 3.560 novos casos, seguido do câncer de cólon e reto, com 1.250, e dos cânceres de traqueia, brônquios e pulmões, que somam 1.180 novos casos.

O número de internamentos em 2021 foi de 2.052 e 1.030 pacientes morreram  por câncer de próstata no Estado.

PORTARIA  Em 2009 foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Portaria Federal nº 1944, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, buscando promover a melhoria das condições de saúde a população masculina, a fim de reduzir a morbidade e mortalidade e organizar uma rede de atenção à saúde que garanta uma linha de cuidados integrais.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing