Em sessão solene da Câmara, Leandre prestou contas sobre trabalho realizado em benefício das pessoas idosas

11 de novembro de 2022 às 17:37

Em Brasília, nesta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR) fez uma prestação de contas de suas ações legislativas em benefício das pessoas idosas no Plenário da Câmara dos Deputados. O pronunciamento da deputada paranaense aconteceu durante a sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

De acordo com o IBGE, existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil, número que vem crescendo, por conta dos avanços da medicina, que aumentaram a expectativa de vida da população.

Leandre defendeu a criação e manutenção de políticas públicas para esta parcela da população, além de falar sobre a preocupação com o Brasil de 2050, onde um em cada quatro cidadãos brasileiros será idoso.

Nós precisamos ter políticas para as pessoas idosas dentro do campo da saúde, da assistência, da Previdência, da educação, do esporte, do turismo, enfim, em todas essas pastas nós precisamos que a pessoa idosa seja reconhecida”, disse. Para a deputada, “qualquer vida, mesmo que por um fio, tem valor e precisa da nossa assistência, da nossa dedicação, precisa que a gente garanta isso, seja por meio de políticas, de leis, de programas ou de ações”, discorreu a parlamentar.

Política do Cuidado

Leandre também falou sobre a Política Nacional do Cuidado e a dificuldade de famílias de baixa renda contratarem cuidadores de idosos para auxiliar na rotina das casas. Leandre é autora do Projeto de Lei 5791/19, que institui a Política Nacional do Cuidado voltada para pessoas dependentes de ajuda para o desempenho de atividades diárias.

Também tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1.797/2021, de autoria da deputada do PSD do Paraná, que regulamenta a profissão de Cuidador no Brasil e promove a profissionalização e maior formalização dos serviços prestados pela categoria. O PL estabelece ainda as competências, direitos, e deveres do Cuidador.

Muitas pessoas abrem mão da vida e da carreira para cuidar de pessoas idosas, doentes, ou com deficiência. Principalmente as mulheres. E nós precisamos garantir o direito dessa gente. Além disso, a profissão de cuidador é uma das que mais cresce hoje dentro do mercado de trabalho. Mas infelizmente, sofre pela falta de regulamentação”, afirmou Leandre.

Outras ações em benefício dos idosos

Leandre é autora do Projeto de Resolução 83/2015, que criou a Cidoso (Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) na Câmara dos Deputados.

O Prêmio Zilda Arns, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados, foi criado em 2017, para reconhecer pessoas e instituições que contribuem na defesa dos direitos das pessoas idosas. O projeto que criou o prêmio é de autoria da deputada Leandre.

Também em 2017, durante a reforma ministerial, foi a deputada Leandre quem sugeriu a criação da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Rafael H. Barzotto
Assessor de Imprensa
Gabinete Deputada Federal Leandre (PV-PR)
Fones (41) 2112-3747 – (41) 9 9143 1986
Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Tempo limpo
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
33º
Parcialmente nublado
União da Vitória
27º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Teófilo Pocznek.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Alizio Vilchak aos 62 anos de idade.
  • Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
  • Paraná está sob alerta de tempestades até sexta (3); 121 cidades devem ser atingidas
  • Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano
  • Governo do Estado transferiu R$ 1,29 bilhão aos 399 municípios em abril
  • 35 mil premiados: Nota Paraná altera regras para que sorteios beneficiem mais pessoas
  • Governador sanciona lei que institui Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista