No sábado (31), último dia do ano de 2022, a Organização Sul Adventure, com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município, realizou a 49ª edição da Corrida da Virada, em Guarapuava.
O secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, falou da satisfação em fechar o ano de 2022 com uma atividade esportiva que envolve toda a comunidade e a região. Para ele, eventos desta natureza demonstram a verdadeira confraternização entre as pessoas e abrem um novo ciclo com infinitas possibilidades.
“Sediar a Corrida da Virada é uma grande satisfação para todos nós do município de Guarapuava. Estamos chegando a meio século desde a primeira edição deste espetacular evento que fecha as atividades esportivas em nossa cidade. Tivemos um ano muito produtivo e maravilhoso no esporte, e a corrida vem para finalizar esse ciclo e, então, começarmos outro que, tenho certeza, será de grandes realizações. Tivemos inúmeras pessoas inscritas de dentro e fora da cidade, o que nos deixa muito orgulhosos do trabalho que temos feito. Então, isso é muito bacana e nos enche de alegria. Em nome da prefeitura de Guarapuava, sobretudo, da equipe de esportes, desejo a todos, que o ano de 2023 seja de muitas realizações em todas as áreas, mas, principalmente, nas atividades esportivas e de recreação”, destaca Milton.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, contou que, para o próximo ano, é prioridade do município investir muito mais nos atletas e nas modalidades esportivas do município. “Vivemos um momento de retomada em todos os setores e no esporte não é diferente. Para 2023, vamos investir muito mais nas diversas modalidades e apoiar cada vez mais os nossos atletas que têm garra e vontade de levar o nome de nossa cidade para os mais altos pódios”, comemora o prefeito.
A corrida contou com a participação de mais de 300 atletas inscritos, sendo 70 deles crianças, que participaram da competição, que deu largada em frente à Praça Nove de Dezembro. A corrida contou com atletas de 29 cidades de quatro Estados diferentes (Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso). A competição teve o mesmo formato dos anos anteriores, com um percurso de oito quilômetros, e a classificação final foi de acordo com quem completasse o trajeto em menos tempo.
A atleta olímpica, Tatiane Raquel da Silva, de Guarapuava, ganhadora do primeiro lugar da colocação geral feminino, falou sobre a importância de participar dessa competição em casa. “Esse é o meu décimo primeiro ano consecutivo, ganhando essa corrida e estou muito feliz de participar. É importante fazer essas competições em casa, para se manter afiada e incentivar outras mulheres a participar. Essa tradição da nossa cidade de terminar o ano correndo, para mim é tudo de bom”, comentou feliz.
O campeão da categoria geral masculina, Laércio Lodi, terminou a prova em 26m e 21s. Ele é da cidade de Bituruna. “Fico muito agradecido a todo mundo que saiu de casa e veio prestigiar e assistir à chegada. Foi mais uma etapa que consegui alçar e estou muito feliz. É uma prova muito bem-organizada. Desde já, quero agradecer à prefeitura e ao pessoal que organiza pela ótima prova. Ficamos muito felizes de ter onde correr no fim de ano”, observa.
KIT
Para a prova, os corredores receberam um Kit Atleta contendo um medalhão de metal de oito centímetros de diâmetro, com fita personalizada, numeral para pôr no peito, com suporte e chip. O kit continha ainda, gel para aliviar o cansaço nas pernas, paçoca, barra de cereal, frutas e bebida para hidratação.
PREMIAÇÃO
A premiação foi dividida nas categorias, masculina e feminina, com subdivisão por faixa etária. Subiram ao pódio os cinco primeiros colocados gerais, feminino e masculino. Eles também receberam troféus e prêmios em dinheiro.
Além desses, também foram premiados, nas duas categorias, os cinco primeiros competidores moradores do município de Guarapuava, a partir da sexta colocação geral. Por faixa etária, os cinco primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam troféus. Independentemente da classificação, todos os corredores foram condecorados com medalha de honra ao mérito.