A parlamentar iniciou o terceiro mandato nesta quarta-feira (1°)
Nesta quarta-feira (1°), a deputada estadual Cristina Silvestri tomou posse e iniciou o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela também conquistou, de forma inédita, uma cadeira na mesa diretora, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa.
“Pela primeira vez, iniciamos uma legislatura com a obrigatoriedade da participação feminina na mesa. Isso é resultado da nossa luta pela representatividade das mulheres na política e uma conquista histórica para o Paraná”, comemora a deputada Cristina.
A presença de pelo menos uma deputada na mesa diretora, hoje prevista no regimento interno da Alep, foi proposta por uma resolução apresentada pela deputada Cristina e aprovada pelas deputadas e deputados em agosto de 2022. Na prática, a regra começou a valer este ano, com o início da nova legislatura.
“Agradecemos ao presidente Traiano e aos demais parlamentares pela sensibilidade e apoio. Depois de 13 anos, voltamos a ter a presença feminina na composição da mesa e viemos para ficar.
Nesta legislatura em especial temos, pela primeira vez, a participação de duas deputadas”, comenta Cristina Silvestri, terceira-vice-presidente da Alep. A deputada Maria Victória é a segunda-secretária.
Esta também é a primeira vez, nos 169 anos de história da Alep, que o Legislativo Paranaense conta com a bancada feminina formalizada no regimento interno. A criação do órgão também foi uma sugestão de autoria da deputada Cristina. O grupo é composto atualmente por dez deputadas, o maior número parlamentares mulheres de todos os tempos.
TRAJETÓRIA
Natural de Guarapuava, Cristina Silvestri se tornou, em 2015, a primeira mulher eleita deputada na região central do Paraná. Os direitos femininos, agricultura, saúde, esporte e segurança estão entre as bandeiras defendidas por ela nos dois primeiros mandatos.
”Daremos continuidade ao nosso trabalho, honrando mais uma vez a confiança que os paranaenses depositaram no nosso projeto”, declarou a parlamentar. Ela foi reeleita em 2022 com 45.202 votos.
Cristina e os demais 53 deputados estaduais foram empossados durante a sessão solene realizada no plenário da Alep.
Em seguida, foi realizada a primeira sessão plenária da nova legislatura, que aprovou, por unanimidade, a nova mesa executiva da Casa.