Polícia Militar antecipa ações e prende 20 pessoas antes do clássico Atletiba em Curitiba/PR

6 de fevereiro de 2023 às 17:43

A Polícia Militar do Paraná prendeu 20 pessoas e cumpriu três mandados de prisão antes do clássico entre Athletico Paranaense e Coritiba, neste domingo (5), na capital paranaense. Além disso, as equipes policiais conseguiram apreender artefatos explosivos, facas, pedaços de pau, estiletes, pedras e balaclavas para esconder o rosto.

O policiamento foi reforçado desde o início da manhã com a participação de equipes do serviço reservado da Polícia Militar, acompanhando a movimentação de torcedores de ambos os times.

Cerca de duas horas antes da partida, aproximadamente 300 torcedores da organizada do Coritiba saíram do Alto da Glória e seguiram para as proximidades do Passeio Público com o objetivo de interceptar torcedores do Athletico Paranaense que seguiam pela região central da cidade.

No entanto, equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Polícia de CHOQUE e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) já estavam preparadas para evitar o confronto.

Os torcedores do Coritiba avançaram contra a equipe policial e foi necessária a utilização de munições não letais para conter e dispersar a multidão.

“Nossas equipes já estavam monitorando desde antes do dia do clássico a movimentação dessas pessoas que se programam para brigar com torcedores adversários. A atuação rápida dos militares fez com que não tivéssemos o confronto entre torcidas rivais, apesar de eles investirem contra os policiais, sendo necessária nossa intervenção”, afirmou o comandante da Operação Futebol, capitão Erlington Jose Medeiros de Barros.

Ao todo, 20 pessoas foram detidas e encaminhadas pela Polícia Militar para lavratura e assinatura do termo circunstanciado, confeccionado pela própria PMPR.

“Nós realizamos reuniões com os integrantes das torcidas organizadas, justamente, visando coibir confrontos em todas as regiões da cidade, mas, infelizmente, isso não foi correspondido pelos torcedores e nossa atuação foi necessária para garantir a segurança, principalmente, daqueles que não estavam envolvidos com as brigas”, finalizou o capitão.

No final da partida, durante a dispersão das pessoas, dois grupos de torcedores do Athletico iniciaram um confronto, mas a situação foi controlada assim que as equipes policiais se aproximaram.

MANDADOS DE PRISÃO – As medidas preventivas adotadas antes da partida também resultaram em diversas abordagens com apreensões de objetos e prisão de três pessoas que possuíam mandado de prisão em aberto expedido pela justiça.

(Comunicação Social da PMPR/Imagem Divulgação/PMPR**).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava