Na manhã desta terça-feira (07), o gato-maracajá encontrado em uma rua nas proximidades do Lago, Centro de Guarapuava, foi devolvido a natureza.
O atendimento ocorreu há cerca de um mês após solicitação de moradores da região informando que um felino, que acreditavam ser um filhote de onça estaria em via pública.
A equipe deslocou até o local e o felino, identificado posteriormente como um gato-maracajá, estava em um cômodo de uma residência.
Segundo relatos da população, o gato estava na rua e alguns motoqueiros tentaram capturá-lo. Na situação, o animal teria se assustado e se abrigado na casa de um morador, que ligou pedindo ajuda da Policia Ambiental.
O animal foi capturado com uso de material próprio e levado até o Centro de Apoio a Fauna Silvestre -CAFS onde recebeu atendimento veterinário.
A equipe de veterinários realizou o atendimento do felino e o identificou como um macho ainda juvenil de gato-maracajá, Leoparddus wiedii, espécie nativa de ocorrência na região.
O animal ficou em recuperação, pois estava magro e desidratado e depois de apresentar boa saúde foi solto em uma unidade de conservação nas proximidades de Guarapuava.
A suspeita é que o animal tenha chegado no meio urbano de forma acidental, em alguma carga de trem, já que a linha férrea passa nas proximidades do local que foi encontrado.
(Matéria: PM Ambiental, com revisão Nossa Gente**).