Irati inicia preparativos para receber Rodeio Nacional 2023

27 de fevereiro de 2023 às 16:35

O Rodeio Nacional 2023, evento aguardado por tradicionalistas de vários estados brasileiros, principalmente os da região Sul, já tem data definida e local para acontecer. Está agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. São esperados participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e sua economia.

O Rodeio Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati.

Na última sexta-feira (24), o prefeito Jorge Derbli reuniu a equipe de trabalho, formada por todos os secretários, além de representantes dos 10 CTG’s de Irati, do presidente do MTG do Paraná, José Haroldo Alves da Silva e a imprensa local. Durante a reunião, foram estabelecidas as funções na organização do grande evento, que somente em provas artísticas vai contar com aproximadamente 4.500 inscritos.

“O Rodeio Nacional vai trazer pessoas de vários estados, que estarão hospedados na nossa cidade, comprando em nossas lojas, em nossos mercados, restaurantes. Nossa economia vai movimentar nesse período”, explica Derbli. De acordo com levantamentos realizados pela Prefeitura, já há dificuldades, por exemplo, em encontrar vagas em hotéis/pousadas de Irati e na região devido ao Rodeio Nacional, que acontecerá em somente julho.

Junto com os promotores do Rodeio, a equipe da Prefeitura de Irati irá trabalhar para conseguir captar recursos, uma vez que o evento tem cunho cultural e esportivo. “Não será um evento iratiense e sim paranaense. Nossa cidade e o Estado foram os escolhidos para sediar”, comenta o prefeito.

O presidente do MTG-PR, José Haroldo, fala que o Rodeio Nacional é o grande encontro dos tradicionalistas. “São reunidas todas as seleções, os melhores grupos de danças, de música, da parte artística. Também os melhores competidores da parte esportiva, além de atrações culturais, com exposições de fotos, palestras, entre outros”.

Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, estão sendo organizados alojamentos em prédios públicos.

O Rodeio Nacional 2023 acontece na semana seguinte do Rodeio Crioulo de Irati, considerado o maior do Paraná, e que também recebe um grande público vindo de outras cidades.

(Matéria: Pref. de Irati).

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
19º
Chuvas esparsas
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Marilene Schwab
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr Valdomiro Doroch .
  • Parceria da Cresol e Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga vai beneficiar agricultores do município
  • Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
  • Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico
  • Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades
  • Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história
  • Mudanças climáticas: Paraná participa de debate sobre emissão de carbono no agro