Na semana do Dia Internacional da Mulher, Assembleia Legislativa aprova campanha de combate à importunação sexual nos ônibus

8 de março de 2023 às 13:25

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei 464/2021, que institui a campanha permanente de combate à importunação sexual nos ônibus. A proposta tem como uma das autoras a deputada Cristina Silvestri (PSDB).

“O assédio no transporte coletivo é uma realidade do dia a dia das mulheres em todo o Brasil. Muitas vezes elas não denunciam pela certeza da impunidade dos agressores.

Cabe ao poder público oferecer mecanismos que incentivem as vítimas a fazer a denúncia e combater essa prática repulsiva”, comenta a deputada Cristina. O projeto também é assinado pelo deputado Do Carmo (União Brasil) e pelo ex-deputado Boca Aberta Junior.

Por meio de ações afirmativas, educativas e preventivas, a medida pretende combater qualquer tipo de violência no sistema rodoviário intermunicipal comercial do Paraná e proteger a integridade física e psicológica das passageiras no interior, embarque e desembarque dos veículos. Outro objetivo da campanha é coibir a violência contra a mulher com campanhas que estimulem as denúncias.

Conforme o projeto, as empresas que atuam no setor deverão fixar adesivos com informações sobre o crime de importunação sexual e os números dos órgãos para denúncia.

Também deverão informar a todos os passageiros que os casos de assédio ou importunação sexual poderão ser relatados aos motoristas.

Em parceria com o setor público, privado e organizações da sociedade civil, esses funcionários poderão participar de cursos de capacitação e treinamento sobre o tema.

Quando houver casos de importunação, as autoridades competentes poderão solicitar imagens de câmeras de monitoramento, informações do GPS ou qualquer outra tecnologia para colaborar com as investigações.

A proposta diz ainda que não é necessário que a vítima seja obrigada a registrar Notícia Criminal, sendo informada de seus direitos da forma mais discreta possível.

O projeto de lei foi aprovado em terceiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (7). Agora falta a aprovação da redação final para que, então, seja encaminhado à sanção ou veto governamental.

Créditos da foto: Deysi Souza

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava