A 4ª Companhia da PM de Prudentópolis poderá receber o nome do coronel Anselmo José de Oliveira.
A sugestão foi uma indicação dos vereadores Maurício Bosak e Elder Pontarollo Junior.
De acordo com Maurício Bosak, “O homenageado foi o responsável pela implantação do Corpo de Bombeiro Comunitário da cidade, projeto piloro posteriormente implantado em boa parte do estado do Paraná”, disse o vereador.
O ofício foi encaminhado pelos dois vereadores ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, e a deputada estadual, Cristina Silvestri.
O coronel Anselmo foi subcomandante do Colégio da Polícia Militar e subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Academia Policial Militar do Guatupê.
Em 1997, comandou a Escola de Formação de Oficiais e no ano seguinte foi chefe de operações do Centro de Operações da Polícia Militar de Curitiba e Região Metropolitana.
No ano de 2000, o novo comandante da PM do Paraná comandou a 1ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar com sede em São José dos Pinhais. E em 2001, atuou como oficial de Planejamento Operacional do referido batalhão, que é responsável pela segurança nos municípios da região metropolitana de Curitiba.
A partir de 2003, Anselmo assumiu a chefia da Casa Militar, onde desempenhava, cumulativamente, as funções de coordenador estadual de Defesa Civil, Patrulha Escolar Comunitária, Programa Bombeiro Comunitário. Além disso, ele também acumulava a função de coordenador da Comissão Permanente de Defesa Civil do Codesul, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Em 2008, assumiu como comandante-geral da PM.
A última função que teve, após se afastar da polícia, foi de coordenação do escritório político do então senador Roberto Requião.