Parque São Francisco: acesso à trilha da base do salto será reaberta a visitantes acompanhados de condutores cadastrados no IAT

24 de março de 2023 às 17:17

do Instituto Água e Terra, IAT, Rafael Andreguetto, realizada na última quarta (22) no Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba, Andreguetto garantiu que o acesso à trilha da base do Salto São Francisco está liberada. No entanto, a partir de agora, os visitantes precisam ser acompanhados por operadores e condutores especializados cadastrados pelo IAT. A trilha havia sido interditada pelo órgão do Estado desde julho de 2022.

“O bom relacionamento que temos com o Governo do Estado faz com que as demandas ouvidas sejam resolvidas respeitando as leis e tramites legais. A partir dessa notícia, esperamos que Guarapuava possa ter o seu turismo cada vez mais alavancado, trazendo ótimos resultados economicamente, gerando assim emprego e renda para a comunidade.”, celebrou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

O Diretor do IAT, enfatizou a importância de uma visitação de forma segura.  “A trilha é de difícil acesso e exige atenção e experiência para que o turismo seja feito da melhor forma possível com as empresas e condutores credenciados, comprovando que cumprem com os requisitos de segurança.”, afirmou Andreguetto.

CADASTRAMENTO

O cadastramento de empresas de turismo, agentes e condutores, pode ser realizado através do site do IAT, pelo endereço, www.iat.pr.gov.br, na aba ESPORTE DE AVENTURA E MONTANHISMO, solicitando a autorização na prestação de serviços das atividades de ecoturismo e esportes de aventura nas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo IAT, neste caso o Parque Estadual São Francisco da Esperança.

Esta autorização faz parte do projeto Parques Paraná que tem como objetivo incluir a sociedade nas atividades permitidas em Unidades de Conservação, visando o uso público consciente, baseado na educação ambiental, pautada no respeito aos remanescentes florestais e à fauna. Através das portarias 194/2022 e 196/2022, que regulamentam o credenciamento de empresas para turismo de Esportes de Aventura.

(Matéria: Pref. de Guarapuava*).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava