Padres Basilianos recebem homenagem pelos 400 anos da ordem

6 de novembro de 2017 às 19:39

Por alusão aos 400 anos de existência da Ordem Basiliana de São Josafat e 120 anos de presença missionária no Brasil, foi outorgada em sessão legislativa de terça-feira, 31, Moção de Parabenização à ordem, a qual foi proposta pelo Vereador Anderson Alexandre Lemos.

Estiveram presentes na sessão o Bispo Dom Meron Mazur, Eparca da Catedral Imaculada Conceição, de Vila Iguaçu; o Padre Elias Marinhuk, Vice-Provincial da Ordem dos Basilianos no Brasil; o Padre Cristiano Silva, Pároco e Administrador da Catedral Imaculada Conceição; o Padre Dionízio Horbus, Pároco da Paróquia de São Josafat; ainda os padres Antonio Zubek, Supervisor do Mosteiro de São Josafat e Conselheiro da Ordem dos Basilianos; Padre Tarcísio Zaluski, Redator do Jornal Prácia; Padre Thiofilo Mellech; Padre André Pistun; Padre Dionísio Bobalo; e Padre Teofílo Michalichen, Diretor do Colégio São José.

Também participaram da sessão, as catequistas do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, e a diretora do Museu do Milênio, Professora Meroslava Krevei. Representando a Prefeitura Municipal, esteve presente a Secretária Municipal da Cultura, Nadir Vozivoda.

O Padre Elias Marinhuk, Vice-Provincial da Ordem, fez um apanhado histórico da existência da Ordem, sua origem, as reformas promovidas, e a participação a nível mundial, a qual se faz presente com dez congregações em vinte países. Com relação ao Brasil, enalteceu a vinda dos primeiros padres, com início das atividades em meados de 1897, com papel fundamental de desenvolver a missão religiosa, educacional, cultural e de formação de vida, que foram primordiais para formar e orientar as primeiras levas de famílias de imigrantes ao nosso país. Atualmente, são 98 componentes, dos quais dez são frades e estudantes e o restante padres. Destacou a homenagem feita pela Câmara, que retrata o reconhecimento da comunidade pela importante data alcançada, a qual será comemorada neste próximo dia 12 de novembro, data do Padroeiro de São Josafat, em Prudentópolis, quando deverão se fazer presentes 120 padres, entre membros da ordem e convidados. O Presidente Marcos Roberto Lachovicz também colocou em votação uma segunda Moção, a qual foi proposta pelos Poderes Legislativo e Executivo, com os mesmos teores, que será impressa em metal e afixada no hall de entrada do Mosteiro de São Josafat, para celebrar a data comemorativa. O teor da Moção do Vereador Anderson Lemos é o seguinte:

“Por iniciativa do Vereador ANDERSON ALEXANDRE LEMOS, com apoio dos componentes do Soberano Plenário, foi outorgada Moção de Parabenização à ORDEM BASILIANA DE SÃO JOSAFAT, pelas comemorações dos 400 anos de existência e pelos 120 anos de Missão Religiosa no Brasil, cujos festejos são comemorados durante a festividade do Padroeiro de São Josafat, de Prudentópolis, em 12 de novembro, na Paróquia de São Josafat.

A Ordem Basiliana veio ao Brasil na metade do ano de 1897, e até hoje, se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos.

Auxilia com inúmeros trabalhos nos campos, religioso, cultural, acadêmico e administrativo, além ocupar-se com trabalhos de auto-sustento da própria comunidade dos basilianos. Por essa importante presença na comunidade, fica de parte do Poder Legislativo, por esta Moção, o reconhecimento público à Ordem Basiliana, pela participação ativa em nosso meio, alcançando esta importante data.”

 

 

Prudentópolis
28º
Tempo limpo
Ponta Grossa
28º
Tempo limpo
Guarapuava
26º
Tempo limpo
Curitiba
29º
Tempo limpo
Londrina
33º
Parcialmente nublado
União da Vitória
29º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lídia Conrado Saviski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra Nádia Gerega Barankoski.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrosio Kolopacki aos 77 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Alizio Vilchak aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Carlos Alberto Gemim aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento da Sra Iza Sávio Pereira
  • Escola de trânsito do DER/PR em Cascavel tem projeto-piloto com carrinhos elétricos
  • Governo do Estado amplia prazo de concurso para escolher mascote da Ponte de Guaratuba
  • Dia histórico: com nova licença, Estado libera obras da Ponte de Guaratuba
  • Paraná representa 39% dos R$ 2 bilhões contratados pelo BRDE de janeiro a abril
  • Com 69,6 mil vagas, Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no 1º trimestre
  • Relatório da ONU produzido com crianças no Paraná traz reflexão sobre espaços públicos