O Athletico estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (15), o Furacão venceu o Goiás por 2×0 na Arena da Baixada, com gols de Pedro Henrique e Christian.
Sem utilizar a maioria dos titulares, o Rubro-Negro se impôs diante do Esmeraldino após um começo de nervosismo. O jogo reabilita o Athletico depois da perda da invencibilidade na Copa do Brasil.
Com o objetivo de seguir entre os melhores clubes do País, o Athletico deu o primeiro passo para uma boa campanha no Brasileirão. A partida marcou o retorno de Reinaldo e a estreia de Thiago Andrade com a camisa rubro-negra. Do lado do Goiás, a equipe deu mostras que realmente vai ter que lutar muito para se manter na Série A.
A próxima partida do Athletico será pela Libertadores. E é o jogo mais importante do ano até agora, na terça (18), às 21h, contra o Atlético-MG, na Arena da Baixada. Uma vitória é decisiva na busca pela classificação no grupo G. Pelo Brasileirão, o Furacão entra em campo apenas no sábado (22), às 16h, contra o Fluminense, no Maracanã.
O Athletico entrou em campo com apenas três titulares. Deles, Bento e Pedrinho devem jogar diante do Galo, e Thiago Heleno cumpre suspensão automática. A equipe tinha menos atacantes e mais jogadores de articulação – Christian, Léo Cittadini e Vitor Bueno. E, fato raro desde a revolução tática de 1999, sem um jogador típico de velocidade. O Goiás montou um time para contra-atacar e apostar na bola parada. E teve os primeiros arremates do jogo – numa cabeçada de Sidimar, Bento operou um milagre.
O Athletico tinha pressa, mas não conseguia ser um time rápido. Por isso os meias e atacantes erravam muitos passes. O Goiás, sem pressa e sem ser pressionado, jogava com paciência. O Furacão passou a maior parte da primeira etapa com apenas um arremate. Aí veio o segundo – e o gol. Vitor Bueno fez bela jogada pela direita e cruzou para área. Thiago Heleno e Pablo ganharam as divididas e Pedro Henrique deu o último toque.
O Goiás voltou do intervalo mais dentro campo do Athletico. Retraído, o Furacão saía pouco para o ataque. Mas na primeira vez que saiu, gol. Aos 12 minutos, numa roubada de bola, Pablo recebeu na direita e cruzou para Christian aparecer sozinho para ampliar. Na terceira oportunidade em todo o jogo, o Athletico fez 2×0. O nervosismo da etapa inicial ficou por lá, e o Rubro-Negro passou a dominar a partida.
Paulo Turra aproveitou a vantagem para promover o retorno de Reinaldo. O jovem atacante ficou mais de um ano afastado por lesão e é uma das apostas da comissão técnica. E também a estreia de Thiago Andrade, inclusive ao lado de Pablo e Vitor Roque. A partir dos 36 minutos e até o final, o Athletico jogou com quatro atacantes. Mas era já o momento de administração do resultado, e da confirmação da primeira vitória rubro-negra no Brasileirão.
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 1ª Rodada
ATHLETICO 2×0 GOIÁS
Athletico
Bento; Madson, Thiago Heleno, Pedro Henrique (Zé Ivaldo) e Pedrinho; Hugo Moura (Erick), Christian, Vitor Bueno (Thiago Andrade) e Léo Cittadini; Rômulo (Reinaldo) e Pablo (Vitor Roque).
Técnico: Paulo Turra
Goiás
Tadeu; Maguinho (Matheuzinho), Sidimar, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo (Jhonny Lucas), Morelli (Guilherme Costa) e Dieguinho; Diego Gonçalves (William Oliveira), Matheus Peixoto (Filipe) e Vinícius.
Técnico: Emerson Ávila (interino)
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Pedro Henrique 34 do 1º e Christian 12 do 2º
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Pablo (CAP); Sidimar, Bruno Melo, Jhonny Lucas (GOI)
Renda: R$ 388.575,00
Público total: 15.329
Fonte Banda B