Prudentópolis recebe exposição do Projeto Patrimônio Vivo nesta quinta (20)

18 de abril de 2023 às 15:48
O projeto Patrimônio Vivo, idealizado para valorizar a cultura popular do Paraná, encerra em Prudentópolis com uma série de exposições, nesta quinta-feira (20).
A abertura está marcada para às 10h, na Casa da Cultura. A mostra permanece em cartaz até 20 de outubro.
Este projeto é realizado pela Olaria Cultural, com apoio da Copel e suporte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto contou com apoio ainda da prefeitura de Prudentópolis, e foi organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira, com criação de moradores das cidades envolvidas no trabalho.
As exposições são fruto de um trabalho iniciado no ano passado. Numa primeira fase, entre outubro e novembro de 2022, a iniciativa percorreu aqueles municípios realizando oficinas, nas quais estimulou os participantes a retratar a cultura de sua região.
“Agora chegou a hora de apresentar a todo o público o resultado dessa pesquisa, com três exposições diferentes que ficarão em cartaz em cada uma das cidades”, conta Lia Marchi.
O conteúdo das exposições foi criado coletivamente pelos alunos da oficina: aproximadamente 20 pessoas em cada cidade, num público bem diverso, formado por estudantes, professores e interessados por arte e cultura em geral.
  
Referências culturais de cada região
Cada exposição é diferente, pois retrata a própria cidade pelos olhares de seus jovens moradores, com destaque às tradições de suas regiões.
“Quando se pensa em patrimônio, muitas vezes pensa-se nas referências materiais, esquecendo-se daquilo que mantém um senso de identidade e permanência: o patrimônio imaterial… Importante ressaltar que as exposições serão doadas aos municípios, prolongando seu impacto”, conta Carol Mira.
Em Prudentópolis, são abordados temas como o trabalho das benzedeiras, a literatura oral e muitos aspectos da imigração ucraniana, como as pêssankas (ovos decorados), a petrykivka (pintura ucraniana), as bonecas Berehênha e a música das banduras.
SERVIÇO
Projeto Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões.
Em Prudentópolis, por sua vez, inaugura no dia 20 de abril (quinta-feira), às 10h, na Casa da Cultura (R. Doze de Agosto, 1291). Vai até 20 de outubro.
(Matéria: Assessoria, com revisão*).
Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava