O Athletico vai enfrentar o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado na tarde desta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Será a quinta vez seguida que os times se enfrentam na competição, além de decidirem o título em 2013. Os jogos estão marcados para as semanas de 5 e 12 de julho. A primeira partida será no Maracanã, e a volta na Arena da Baixada.
O Furacão é o único representante paranaense ainda vivo na competição mata-mata. Essa é a 13ª vez em que a equipe chega até essa fase.
O Athletico entrou na terceira fase da competição por se classificar direto para a fase de grupos da Libertadores através do Brasileirão. O Furacão perdeu para o CRB por 1 a 0 na ida (Rei Pelé), venceu por 2 a 1 na volta (Arena da Baixada) e avançou nos pênaltis (4 a 2).
Em seguida, nas oitavas de final, o Athletico passou pelo Botafogo: venceu no jogo de ida, na Arena da Baixada, por 3 a 2, e depois perdeu por 1 a 0 na volta, no Nilton Santos. Nos pênaltis, o goleiro Bento brilhou de novo, e o Rubro-Negro se classificou.
Em sua 27ª participação, o time rubro-negro busca o segundo título após a conquista inédita de 2019, diante do Inter. Além da taça há quatro anos, o Athletico foi vice em 2013 e 2021 para Flamengo e Atlético-MG, respectivamente.
Os times rubro-negros se enfrentaram nos últimos quatro anos seguidos, além da final de 2013. O Fla leva vantagem com duas classificações e um título contra duas do Athletico. O Furacão ainda eliminou a equipe carioca na semifinal da Primeira Liga (2016), mas caiu na segunda fase da Sul-Americana (2011), semifinal do Brasileirão (1983) e foi vice na Supercopa (2000) e na Libertadores (2022).