Governador sanciona lei que institui 28 de janeiro como Dia do Gaiteiro Mirim

9 de junho de 2023 às 17:35

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aprovado pela Assembleia Legislativa, que instituiu em 28 de janeiro o Dia do Gaiteiro Mirim. A lei 21.497 reconhece a importância do instrumento na formação dos estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e a participação de crianças e jovens na difusão da gaita e da música regionalista.

“A versatilidade da gaita está presente em praticamente todos os gêneros musicais, seja o erudito, pop ou tradicional, é a sua marca registrada. Tango, choro, forró, polca, valsa e agora, mais do que nunca, a gaita recuperou o seu devido espaço na música sertaneja”, diz Romanelli.

O deputado afirma que a juventude redescobriu a sanfona com o forró universitário e com o sertanejo universitário, uma prática difundida no interior do estado, de pai para filho, e cita o caso de Wellington Luís do Bomfim. “Nascido em 28 de janeiro de 1980, na cidade de Irati, Wellington teve influência musical desde a infância, seu avô, pai e irmão eram músicos”, disse sobre a trajetória nacional e internacional do artista.

Wellington Bonfim, ou Marretinha, como era conhecido, segundo o deputado, vem apoiando jovens talentos através de concursos de gaiteiros mirins. “É o caso de Irati, quando durante as festividades do rodeio da cidade, diversas crianças e adolescentes apresentam seus talentos”.

“A lei valoriza a arte e a cultura, especialmente a musical, e a gaita como um instrumento raiz no Paraná, ao mesmo tempo que homenageia Wellington Bomfim, que teve grande influência para as crianças, escolhendo a data de seu nascimento para a celebração do dia Gaiteiro Mirim”, completa o deputado.

(Matéria: ALEP*).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava