O combate a violência contra a pessoa idosa foi tema de ações nesta quinta (15), na Quadra Milton José Copack, em Prudentópolis.
A Secretaria de Assistência Social realizou rodas de conversas com os idosos, dinâmicas e montagem de cartazes nos mais diversos espaços. Além disso, a equipe fez a entrega de mudas de suculentas para os participantes, aferiu a pressão arterial e disponibilizou vacinação para todos os idosos presentes nos eventos.
Ainda durante o evento de quinta, os idoso acompanharam uma apresentação cultural.
Junho Violeta
O mês de junho tem sido tradicionalmente associado a ações de conscientização sobre a violência e o abuso contra idosos em várias partes do mundo. A cor violeta é frequentemente utilizada como símbolo dessa campanha, representação, respeito e solidariedade para com os idosos.
A importância do Junho Violeta reside no fato de que a violência contra a pessoa idosa é uma questão preocupante em muitas sociedades. Os idosos estão entre os grupos mais expostos a abuso físico, emocional, financeiro e até sexual. Essa violência pode ocorrer em suas próprias casas, em instituições de saúde ou na comunidade em geral.
A campanha do Junho Violeta busca aumentar a conscientização sobre esses problemas e incentivar a denúncia de casos de abuso e violência contra idosos. Ela também busca educar a sociedade sobre os direitos dos idosos, a importância do envelhecimento saudável e a necessidade de proteção e cuidado para essa população.
(Matéria: Pref. de Prudentópolis*).