IBGE deve coletar dados sobre identidade de gênero, aprova comissão

5 de julho de 2023 às 16:47

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) que obriga o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a coletar dados relativos à população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outros) nos censos e outros levantamentos periódicos (PL 1.082/2023). O PL 1082/2023 segue agora à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com a proposta, os instrumentos de pesquisa nos censos conterão, obrigatoriamente, indagações quantitativas e qualitativas sobre a população LGBTQIA+, permitindo reconhecer a orientação sexual, identidade e expressões de gênero.

O relator foi o presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS). O senador disse que faltam dados sobre essa parcela da população, e avaliou que isso estaria ligado ao preconceito sobre a diversidade das identidade e expressões de gênero.

— Essa discriminação reforçou a vulnerabilidade e a invisibilidade social desse grupo ao longo do tempo, dificultando a formulação de políticas públicas específicas – denunciou.

Suicídio de jovens

A pedido do senador Eduardo Girão (Novo-CE), a CDH realizará, em data a ser definida, uma audiência pública para subsidiar o PL 1.773/2022. Este projeto cria a Política Nacional de Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes (PNCSCA).

Para esta audiência, serão chamados representantes da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Federal do Serviço Social, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o deputado Osmar Terra (MDB-RS), que é psiquiatra.

Na justificativa, Girão lembra que diversos levantamentos tem mostrado um aumento preocupante de transtornos mentais entre os jovens. Tem crescido casos de depressão, ansiedade, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e distúrbios alimentares. Além disso, fatores como violência, desigualdade social, pobreza e acesso limitado a serviços de saúde mental contribuem para o agravamento da situação.

Fonte: Agência Senado

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Irena Taraczuk Uliach aos 92 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Augusto Muren.
  • Maquininhas do Sicredi têm alta de 62,6% em transações durante o mês do Natal e registram quase R$ 5,5 bi em vendas
  • Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais
  • Via Araucária abre 52 vagas de emprego no setor de conservação rodoviária
  • Hospitais paranaenses ganham sustentabilidade e economia de energia com apoio da Copel
  • Morador de Itaperuçu fatura R$ 100 mil no Nota Paraná com uma única nota fiscal
  • Tecpar credencia municípios para adotar plataforma inovadora no combate à dengue