Um casal de advogados foi condenado a mais de 10 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato-desvio em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo o Ministério Público do Paraná (MP/PR), ele recebeu uma pena de 11 anos e 4 meses, além de 80 dias-multa, e a advogada recebeu pena de 10 anos de reclusão e 40 dias-multa.
Ainda de acordo com o MP/PR, a ação penal decorre das investigações iniciadas a partir da Operação Fim de Feira, deflagrada em 20 de dezembro de 2016, por meio das Promotorias de Justiça de Araucária, para investigar crimes contra a administração pública no município.
Apurou-se que um dos réus da ação, o então diretor jurídico da Companhia Municipal de Transporte Coletivo, a quem competia representá-la em juízo e defendê-la judicial e extrajudicialmente, fez a contratação direta e ilegal da segunda ré, advogada que atuava em seu escritório particular, com a finalidade de desviarem os valores pagos a título de honorários advocatícios, em prejuízo ao erário da companhia municipal.
Os advogados também foram condenados solidariamente ao pagamento de indenização de R$ 22.400 em favor do município de Araucária. Cabe recurso da decisão.
Fonte: Banda B: