Procon de Guarapuava participa de ação de negociação de débitos junto a Sanepar.

18 de julho de 2023 às 13:36

O órgão vinculado à prefeitura, realiza, entre os dias 17 e 29 de julho, orientação aos munícipes sobre regularização dos débitos dos consumidores.

Entre os dias 17 e 29 de julho, o Procon de Guarapuava realiza orientação aos munícipes sobre a regularização de débitos dos consumidores para evitar o corte no fornecimento de água junto a Sanepar.

A Sanepar havia suspendido todos os cortes em razão da pandemia. Porém, este ano, o órgão iniciou a retomada desses cortes de abastecimento de água aos consumidores que possuem débitos. E em razão disso, existe uma previsão de mais ou menos 14 mil matrículas que possam ter o corte iniciado agora em agosto e isso, nos trouxe uma preocupação muito grande. Por isso, estamos lançando duas semanas de orientação sobre essas negociações de dívidas com a Sanepar. Essas dívidas podem ser negociadas diretamente com o PROCON ou na Sanepar”, explicou a coordenadora do PROCON de Guarapuava, Luana Esteche.

O parcelamento já está sendo realizado pela Sanepar, entretanto, o Procon viu a necessidade de promover essa negociação com em parceria para intensificar a adesão dos consumidores e auxiliá-los nos trâmites.

Durante esse período, não serão cobrados: multa de 2% e juros moratórios de 0,033% ao dia, referente às faturas em atraso negociadas via Programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular de 2022 (RECLIP 2022), não haverá valor mínimo de entrada, exceto para ligação inativa sem religação, será reduzida a taxa de juros de parcelamento de 1,30% para 0,3% ao mês (para matrículas ativas e inativas quando com religação) e o parcelamento poderá ser feito em até 60 vezes, com dispensa de valor mínimo por parcela.

“Portanto, é muito importante que os consumidores se antecipem e façam a adesão a essa oportunidade de negociação e parcelamento, antes do mês de agosto, para evitar o desabastecimento de sua residência ou comércio. Além disso, o PROCON vai estar orientando e auxiliando aos usuários para que todos já saiam com o seu parcelamento realizado”, completou Luana.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR A NEGOCIAÇÃO:

  • Documento de identidade e CPF/CNPJ;
  • Endereço completo;
  • Se Pessoa Jurídica, CNPJ, Contrato ou Estatuto Social, e documento do responsável pela empresa.
  • Documentos que comprovem propriedade, posse ou locação do imóvel: escritura pública, matrícula do registro do imóvel, carnê do imposto predial territorial urbano (IPTU), contrato particular de compra e venda com firma reconhecida em cartório (acompanhado de título de propriedade) ou contrato de locação.

O PROCON de Guarapuava fica localizado na Rua Capitão Frederico Virmond, esquina com Rua Professora Leonídia, 1913, Centro. (Antigo Fórum).

 

Fonte: Prefeitura de Guarapuava.

Prudentópolis
23º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Parcialmente nublado
Curitiba
21º
Parcialmente nublado
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Irena Taraczuk Uliach aos 92 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Augusto Muren.
  • Maquininhas do Sicredi têm alta de 62,6% em transações durante o mês do Natal e registram quase R$ 5,5 bi em vendas
  • Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais
  • Via Araucária abre 52 vagas de emprego no setor de conservação rodoviária
  • Hospitais paranaenses ganham sustentabilidade e economia de energia com apoio da Copel
  • Morador de Itaperuçu fatura R$ 100 mil no Nota Paraná com uma única nota fiscal
  • Tecpar credencia municípios para adotar plataforma inovadora no combate à dengue