Simpósio vai reunir agricultores e autoridades para incentivar cultivo do pepino no Sudoeste

11 de agosto de 2023 às 16:29

A produção de pepino como uma nova fonte de renda para os pequenos produtores e como estímulo para o desenvolvimento econômico dos municípios do Sudoeste será o foco do 3º Simpósio Pepino Cantu e Baldissarelli, que acontece no dia 17 de agosto em São Jorge D’Oeste.

O evento tem confirmada a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

“A maior indústria de envase pepino do Brasil está em São Jorge D’Oeste e boa parte da matéria-prima vem de outros estados.

Nossos produtores têm a condição de suprir parte dessa demanda. Esse apoio técnico que os produtores vão receber durante o evento é fundamental para que tenham segurança em apostar em uma nova cultura”, afirma o deputado Luis Corti (PSB).

Atualmente, a produção da região e do oeste de Santa Catarina suprem apenas 30% da demanda da indústria. “Estamos vendo a construção de um elo entre produtor, iniciativa privada e governo, tanto estadual como municipais, para o estímulo à produção.

O incentivo ao pequeno produto é fundamental, pois sem ajuda do governo para oferecer financiamento e também da iniciativa privada com tecnologia e garantia de compra não há como o produtor fazer”, afirma Peterson Cantu, diretor do Grupo Cantu.

O evento vai reunir produtores rurais, técnicos, autoridades e representantes de empresas que atuam diretamente com a produção e industrialização do fruto. “Com a tecnologia disponível, o produtor tem segurança para investir no cultivo do pepino. Essa também é uma forma de impulsionar a geração de emprego e o desenvolvimento econômico não apenas no nosso município, mas em toda a região”, lembra a prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha.

Nos últimos anos, São Jorge D’Oeste tem atraído grandes investimentos no setor agroindustrial que devem gerar 1,2 mil empregos diretos. A experiência do município será compartilhada com autoridades em uma agenda que antecede o simpósio, no dia 16 de agosto.

Entre os locais que serão visitados estão a Alpha Fish, especializada na criação de tilápias em larga escala, e as obras da Piracanjuba, maior fábrica de queijo muçarela da América Latina.

Serviço

Visitação nas empresas de São Jorge D’Oeste (exclusivo para autoridades)

Data: 16/08/2023

Horário: 13h

3º Simpósio Pepino Cantu e Baldissarelli

Data: 17/08/2023

Horário: 8h30

Local: Centro de Convenções dos Lagos do Iguaçu – São Jorge D’Oeste

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava