MP cumpre ordens judiciais na Câmara de Araucária em investigação sobre abuso de poder político e uso da máquina pública para eleição do Conselho Tutelar

12 de setembro de 2023 às 08:42

Em Araucária, o Ministério Público do Paraná cumpriu nesta segunda-feira, 11 de setembro, quatro ordens de busca e apreensão na Câmara Municipal e na sede de um Conselho Tutelar da cidade, no âmbito de investigação sobre possíveis ilícitos relacionados às eleições para conselheiro tutelar.

Por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, que tem atribuição na área da Infância e Juventude, o MPPR apura notícias de abuso de poder político e uso indevido da máquina pública.

As eleições do Conselho Tutelar para a gestão 2024-2027 ocorrem em 1º de outubro em todo o país – todos os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral podem participar.

A Promotoria de Justiça iniciou em agosto investigação a respeito de possível compra de votos de eleitores por parte do presidente do Legislativo Municipal, que estaria agindo em benefício de candidato a conselheiro tutelar vinculado a ele, fazendo campanha na Câmara e organizando transporte de eleitores, o que é ilegal.

As ordens de busca e apreensão foram deferidas pelo Juízo da Vara de Infância e Juventude da comarca e executadas na sede do Conselho Tutelar Leste e no gabinete do vereador e da presidência da Câmara Municipal de Araucária pela equipe da 2ª PJ, com apoio das demais Promotorias da comarca, de oficiais de Justiça e de policiais militares.

Votação nacional – A eleição para Conselho Tutelar é conduzida pelos Municípios, com a participação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente.

O Ministério Público do Paraná acompanha o processo eleitoral por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas em todas as comarcas do estado, atuando na fiscalização das eleições.

Qualquer notícia de possível ilegalidade relacionada ao pleito pode ser levada ao MPPR. Os contatos das Promotorias de Justiça podem ser encontrados no site www.mppr.mp.br ou neste link aqui.

Processo nº 0009495-69.2023.8.16.0025

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava