PAC reuniu 7.448 estudantes nesse domingo de provas

19 de setembro de 2023 às 08:59

As provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro foram aplicadas neste domingo (17), em sete cidades da região –  Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Ao todo, 7.448 estudantes, dos 7.916 inscritos compareceram.

O PAC, por ser uma modalidade de avaliação seriada, é uma alternativa ao vestibular tradicional. Nesse modelo, o candidato realiza uma prova a cada ano do Ensino Médio, com conteúdos específicos da série que está cursando.

Esse foi o motivo que trouxe Rafaela Tristão Rauber, de Toledo, cidade que fica há 290km de Guarapuava, para realizar a prova. “Eu pretendo fazer medicina, e estava acompanhando as inscrições do PAC desde que saíram as primeiras informações. Eu acho que fazer prova assim alivia bastante a pressão, porque no vestibular o conteúdo dos três anos fica mais pesado”, relata a estudante.

Em Guarapuava, a avaliação do PAC 1 foi aplicada no câmpus Santa Cruz, e as do PAC 2 e 3 no Câmpus Cedeteg. As avaliações são compostas por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Geografia, História, Biologia, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol e Educação Física.

Gabriela Casola Trevisan, candidata ao PAC 1, pretende cursar medicina. Ela viu no processo seriado uma forma de reduzir o conteúdo cobrado nos vestibulares. “Desde sempre o coordenador da escola avisava sobre esse tipo de processo seletivo, como o PAC. Eu resolvi fazer porque facilita muito os conteúdos serem cobrados assim, de acordo com cada ano do colégio”.

Mesmo nervosa, a estudante garantiu estar confiante para a prova. “Eu estou nervosa, principalmente porque tem muita gente de muito lugar diferente, mas acho que vai dar tudo certo, porque eu estudei bastante”, comenta.

Érica Fugita, candidata ao PAC 2, fez a prova no Câmpus de Irati. A estudante, de Canoinhas, Santa Catarina, se viu mais calma nessa segunda etapa. “Eu estou bem tranquila, porque ano passado eu estava nervosa, mas eu me saí bem. Então, esse ano eu me preparei mais e estou mais calma”.

De acordo com Maria Aparecida Mores, coordenadora  de Processos Seletivos da Unicentro, as provas ocorreram dentro da normalidade em todos os locais de aplicação. A coordenadora destaca ainda, o crescimento expressivo no número de inscritos, em comparação ao ano anterior.

“Foi o maior número de inscritos na história do PAC Unicentro, e nós acreditamos que esse número só tem a crescer”, enfatiza.

Redação

Além das questões objetivas, os estudantes também precisaram desenvolver uma redação.

Os candidatos do PAC 1 puderam optar entre escrever, com base em uma imagem, um texto narrativo envolvendo uma história de amor e cumplicidade entre netos e avós, ou escrever, também com base em uma imagem, um texto narrativo em que os protagonistas, levados pela curiosidade, acabam se envolvendo em situações arriscadas e ameaçadoras.

Já no PAC 2, a primeira temática pedia que os estudantes desenvolvessem um texto narrativo que colocasse a prova o velho jargão “A mentira tem pernas curtas”. Para isso, eles tinham como apoio um texto e uma charge sobre o tema.

Na segunda, os alunos tinham como base uma tirinha. A redação pedia que eles escrevessem um texto narrativo em que a variação linguística tenha provocado uma situação inesperada entre os personagens.

No PAC 3, os candidatos precisavam escrever um texto dissertativo-argumentativo. Assim como nos anteriores, era possível optar por dois temas. O primeiro trazia uma charge e um texto, e os candidatos precisavam dissertar sobre a incongruência entre a fala e atitude de alguns personagens. O segundo apresentava um soneto de Vinícius de Moraes, e os estudantes precisavam dissertar sobre a importância do sentimento de partilha e identificação com velhos amigos.

Resultados

O gabarito provisório e o caderno de questões estarão disponíveis no site da Unicentro a partir de segunda-feira (18). O resultado do PAC será divulgado no dia 11 de novembro, também no site oficial da universidade.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná